FELICIDADE PROIBIDA

Cansado de um país dividido pelo ódio entre facções políticas, onde amizades se desfazem por conta de divergências ideológicas, e onde a obsessão pela economia é que norteia todas as ações, sendo o PIB a meta prioritária dos governantes, o jovem casal de professores universitários, sonhadores e desejosos do primeiro filho, decide mudar-se para um lugar diferente, onde possa viver em paz e criar os filhos num ambiente saudável, livre da tirania do deus mercado. Começam por uma pesquisa na Web.

Descobrem o Butão, um pequeno país asiático, de população predominantemente budista, onde a felicidade é garantida na constituição; onde há o Ministério da Felicidade!; onde o PIB é substituído pela FIB (Felicidade Interna Bruta). Ao casal, pareceu o lugar perfeito. Depois de conversas com pessoas que visitaram o país, e de alguns contatos no âmbito diplomático, iniciam os preparativos para a mudança.

Vendem os móveis, o pequeno apartamento e, por fim, o carro, cujo novo dono, amigo do casal, ainda os levou ao aeroporto, quando chegou o grande e festivo dia! Mas não puderam embarcar. O jovem professor está sendo acusado de ser o cidadão que xingou aquele ministro corrupto, a bordo de uma aeronave, e agora está sendo processado e proibido de deixar o país.

José Luiz Barbosa de Oliveira
Enviado por José Luiz Barbosa de Oliveira em 11/02/2018
Reeditado em 11/02/2018
Código do texto: T6250955
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.