LAX

Estava cochilando na minha poltrona, quando o sinal sonoro soou duas vezes nos alto-falantes da cabine. Entreabri os olhos.

- Atenção senhores passageiros, aqui fala o comandante Marcos Junqueira. Em mais alguns instantes estaremos pousando no Aeroporto Internacional de Los Angeles, o LAX. O tempo local é ensolarado, temperatura de 19º C. Em nome de toda a tripulação, quero agradecer a preferência em voar conosco!

Ao meu lado, Mércia espreguiçou-se.

- Já chegamos? Nossa, dormi muito!

Retirou o apoio de pescoço e recostou a cabeça no meu ombro.

- Quem será que vai nos esperar no LAX? Hassam?

Recostei a cabeça na dela.

- Não... acho que houve algum problema com Hassam mês passado... não sei se o deixaram voltar aos EUA.

Ela ergueu a cabeça e me encarou, surpresa.

- Eu não soube de nada disso!

- As novas regras de imigração... - comentei, sem grande interesse. - O Iraque entrou na lista negra, junto com vários outros países islâmicos.

- Sim, isso eu sei - ela redarguiu com firmeza. - Mas Hassam tem filhos nascidos nos EUA e um "green card"!

- Confesso que não fui atrás dos detalhes - respondi. - A central apenas disse que mandaria alguém nos buscar no LAX e que não seria o Hassam desta vez.

- Precisamos saber o que aconteceu com ele... e com as crianças! - Insistiu Mércia.

- Saberemos... tão logo tenhamos nos instalado em L.A. - prometi.

- Como podem fazer isso com alguém que tem um "green card"? - Prosseguiu Mércia.

- Eles dão... eles tiram - ponderei. - Sorte nossa que temos nosso passaporte brasileiro e não residimos em nenhum país islâmico.

- Isso é extremamente injusto! - Resmungou Mércia.

- Assim é a vida - concluí.

- [11-01-2017]