Michelle

O reverendo Elmer Campbell terminou sua palestra no centro de convenções do Alabama Book Festival, sob uma salva de palmas. A plateia era composta basicamente por aficionados e jornalistas, já que ele era um dos campeões no segmento de autoajuda, com obras que descreviam como a Bíblia podia ser usada para resolver males do mundo moderno - como depressão, por exemplo. Michelle Brooks, que além de jornalista considerava-se uma fã de Campbell - mais pelo fato dele ser um escritor negro bem-sucedido do que pelo conteúdo dos seus livros, ou pela pregação religiosa - aguardou pacientemente o momento em que poderia trocar algumas palavras com ele. Iria pedir-lhe que autografasse um exemplar de "E pôs um novo cântico na minha boca", para a irmã caçula, Loretta, que havia solicitado expressamente o favor.

Michelle levantou-se de seu assento e caminhou em direção à Campbell, quando este desceu do palco e foi cercado por jornalistas. Ela também estava ali a serviço, como repórter do "Montgomery Sun", acompanhada de um fotógrafo, um garoto magro e sardento, Edmund "Ned" Johnson. Ned começou a fotografá-la tão logo o reverendo viu que ela acenara com o livro na mão e fez sinal para que avançasse. Ela assim o fez, e não pode deixar de notar o olhar analítico que ele lhe lançou; mais do que isso: parecia quase querer despi-la, embora ela estivesse de calças jeans e suéter. Foi um olhar tão carregado de concupiscência, que caso Michelle fosse branca, provavelmente teria corado até a raiz dos cabelos. Mas, respirou fundo e ficou frente a frente com o reverendo.

Campbell deveria estar na casa dos 60 anos; era alto, magro, elegante, e disfarçava a calvície raspando totalmente a cabeça, o que o deixava com uma aparência mais jovem. O efeito, avaliou, era deliberado. Ele a recebeu com um sorriso de dentes artificialmente brancos, e estendeu a mão para apertar a dela. Apertou e segurou, puxando-a sem cerimônia mais para perto dele. Alguns dos colegas dela riram, diante de tamanha intimidade. Michelle sentiu-se mais embraçada do que já estava, e Campbell parecia perceber isso e se comprazer com o desconforto que estava causando. Com o rosto próximo do dela, o reverendo perguntou-lhe quem era e o que estava fazendo ali. Pareceu ficar ligeiramente decepcionado ao saber que ela era jornalista, e não uma fã com um livro para ser autografado.

Michelle perguntou-se mentalmente se ele não iria soltar-lhe a mão, ao responder que sim, o livro era para ser autografado, mas para a irmã dela, Loretta. Estavam tão juntos que quase podia sentir o gosto do spray de menta na boca dele - e da colônia Acqua Di Gio que usava. Sem deixar de sorrir, Campbell respondeu-lhe que isso poderia ser arranjado, mas que iria precisar de uma superfície para apoiar o livro, já que não havia mesa próxima. E, sem cerimônia, girou-a pela mão, numa pirueta de dança, e a colocou de costas para ele. Totalmente sem ação, e sob as risadas dos colegas, recebeu então uma ordem para inclinar o corpo para a frente e apoiar as mãos nos joelhos. Uma palmada no traseiro a fez perceber que não se tratava de um mal-entendido. Ele então apoiou o livro sobre o dorso dela e assinou, lendo em voz alta a dedicatória, que incluía um elogio às mulheres negras de formas generosas e costas largas. E concluiu, endireitando-a para a posição ereta com as mãos em sua cintura e beijando-a em ambas as faces com volúpia. O livro foi enfiado em sua mão, enquanto Campbell e entourage afastavam-se, ainda rindo.

Junto ao palco, agora deserto, restaram Michelle e Ned, o qual finalmente parecia ter percebido que alguma coisa estava errada. Ela voltou-se para ele e perguntou se vira tudo o que se passara. Ned respondeu que sim, e que ela deveria sentir-se orgulhosa por ter chamado a atenção do famoso escritor: as fotos haviam ficado ótimas! Michelle lançou-lhe um olhar incrédulo, e depois olhou para o livro em sua mão, como se fosse um monte de esterco. Pensou em jogá-lo longe, mas depois lembrou-se da irmã. O que diria à ela? Segurando o volume com dois dedos em pinça, pediu ao fotógrafo que o levasse para a redação do jornal. E avisou que estava indo para casa.

Precisava tomar um longo banho...

- [07-11-2017]