Manual de sobrevivência: morando sozinho
Manual de sobrevivência: morando sozinho =^ᴥ^=
Oi raposinho. Aqui é a coelhinha. Bom, como é seu aniversário eu queria te dar uma coisa especial...então eu lembrei que você precisava de ajuda para se virar sozinho quando se mudasse para própria casa, então pensei em comprar um livro para você sobre isso, mas eu não achei nenhum que fosse interessante o suficiente ou que eu confiasse que te ajudaria >< então decidi reunir algumas coisas aqui e formar um manual para te ajudar. Pode ser que não te ajude como eu espero, mas ao menos te traga alguns sorrisos (sim, fiquei fazendo isso desde que paramos de conversar kk). Boa aventura <3
Nível 1- Raposinho que caiu da mudança
O que adquirir
A mobília que achar necessária ou o óbvio (não esqueça de medir os cômodos para ver se a mobília cabe e medir a porta para ver se o móvel passa antes de comprar).
Eletrodomésticos: Tv, geladeira, fogão, batedeira (quase todo bolo usa uma), mixer e/ou liquidificador, máquina de lavar roupa ou tanquinho (tanquinho é mais barato, só que depois dele lavar a roupa você terá que torcer ela para poder pendurar, pois como ele não centrifuga as roupas saem bem molhadas, ferro de passar.
Itens de cozinha: Panela caçarola no mínimo 2 (recomendo panelas de cerâmica, são mais caras, mas tem vantagem de não precisarem ariar com bombril), panela de pressão, leiteira, frigideira, travessa de vidro para pôr salada, escorredor de alimentos, pratos (fundo são melhores para tudo), garfos, colheres de sopa, de sobremesa e uma bem grande para pegar comida na panela pro prato, facas de mesa, de pão(aquelas grandes de serrinha) e uma bem grande para cortar as coisas cruas, xicaras, copos, conchas, espátula culinária (silicone são melhores), garrinha para salada, peneiras, espremedor de batata (pureeeê), raladores e descascadores de vegetais, funil para fazer café, cafeteira, muitos potinhos de vidro (plástico é suco de dinossauro e dá câncer, diga não ao plástico), tabua de vidro para cortar alimento, escorredor de louça, guardanapos de secar louça, toalha de mesa.
Itens de banheiro: Toalhas de banho e de rosto, cesto de lixo e cesto de roupa suja, tapete de banheiro.
Itens de limpeza: Balde bacia, escovas de pia, buchinha amarela de lavar louça, pregador, vassoura, pá, rodo, panos de chão, tabua de passar.
Nível 2- Raposinho aprendendo
Como usar o que adquiriu
Fogão: Caso você não saiba usar um fogão, é muito fácil: é só apertar o botãozinho referente à boca que quer e girar sentido anti-horário, desse jeito já deve sair o fogo azulzinho, o dá minha avó ainda tem que ligar um fosforo perto da boca porque ao ligar o botão só sai gás, mas acho que esse são fogões antigos.
Tenha certeza que tem gás para cozinhar >-< sajsoa e se sentir um cheiro ruim de gás não acenda nenhuma luz! Mas abra as janelas e deixe o lugar bem ventilado. Isso é importante, pode até haver explosões! ;c
Ah, outra coisa! Nunca exponha produtos inflamáveis como desinfetantes, desentupidores, produtos aerossol, acetona, álcool perto do fogão! Eles pegam fogo muito facilmente e isso seria horrível.
Você deve estar se perguntando: por que as bocas do fogão têm tamanhos diferentes e a chama muda de tamanho conforme a posição do botão? Os diferentes tamanhos servem para os diferentes tamanhos de panelas também, sendo que uma panela pequena se comporta melhor numa boca pequena e a chama pequena, chamada de “fogo baixo” cozinha o alimento por inteiro e quase sempre é o que se usa, já o fogo alto é mais para aquecer um liquido rapidamente, mas não se apresse, ele pode queimar a comida bem mais fácil também
O forno: Esse amiguinho geralmente vem embaixo do fogão, é só abrir a portinha e pôr o que quiser lá dentro, certo? errado! O forno tem vários botões complicados e diversas temperaturas (na dúvida deixe sempre em 180°C é a temperatura sempre usada para assar bolos) ah, e todo forno deve ser pré-aquecido antes jogar o bolo lá dentro, você liga uns 40 minutos antes de pôr o alimento nele. E ao pegar o bolo dentro dele lembre-se de usar luvas ou guardanapo, você pode se queimar. Ah e nada de pôr assadeira quente em uma mesa de vidro (ela pode explodir). Não custa nada por um paninho em baixo.
Ferro de passar: Você já deve ter ouvido falar em roupa queimada pelo ferro kkkk para evitar isso é só deixar ele em pé sobre a tabua, a base dele de plástico impede queimar os tecidos. Quando for usar é só deslizar o ferro quente na roupa esticada na tábua sem deixar por muito tempo sobre ela.
Se você reparar, há um botão nele que seleciona o tipo de tecido para passar, não esqueça de regular isso. Outra coisa importante é que algumas estampas não devem ser passadas...sabe aquelas estampas em camiseta que parecem que foram pintadas lá? São meio emborrachadinhas, então, se você passar o ferro sobre isso a estampa vai estragar tudinho, aposto que não quer isso. >D
Máquina de lavar/tanquinho: O primeiro passo é instalar, para isso você precisa chamar um profissional. Se for máquina de lavar é só pôr as roupas sujas e o detergente em pó naquelas gavetinhas da máquina. Não esqueça de separar as roupas brancas das coloridas, pois algumas podem soltar tinta.
Depois, na tela da máquina tem os tipos de programas de lavagem, é só selecionar o programa que descreve sua roupa e deixar ela lavando tudo.
Se for o tanquinho (ou maquina semiautomática) você coloca as roupas e o detergente em pó lá dentro solto mesmo, depois encha com água até cobrir a roupa e selecione “lavar”.
Quando o tanquinho acabar de lavar retire a água suja com a mangueira dele e encha outra vez com água limpa, agora selecione “enxaguar. TADAM! A roupa estará limpa, só ainda bem molhada, o que vai precisar torcer antes de pôr no varal.
Panela de pressão: Por que a panela de pressão existe se existem panelas normais? A resposta é porque nela coisas que demorariam um tempão para cozinhar (como o feijão, beterraba) cozinham bem mais rápido porque o calor associado a pressão amolece a comida muito mais rápido. NÃO SE ESQUEÇA: SÓ COMPRE PANELAS DE PRESSÃO COM SELO DO INMETRO!
Coloque o alimento dentro da panela e encha com água (não ponha tempero) pelo menos até cobrir o alimento, mas nunca ultrapasse 2/3 da panela. Nunca coloque algo lá sem água
Para tampar pode ser bem difícil, no começo eu fiquei irritada porque a tampa parece grande demais para passar por lá kkk para tampa entrar, tem que girar ela até ir parar lá dentro, depois encaixa até ficar certinho e prenda a travinha de metal da tampa no cabo da panela, nessa hora você vai sentir que a borrachinha vedou tudo.
Leve ao fogo alto até o pino começar a chiar e girar (é bonitinho) quando ele fizer essa dancinha engraçada quer dizer que é hora de abaixar o fogo no mínimo.
Numa panela de pressão nunca temos certeza que a comida está cozida, porque é preciso desligar o fogo e deixar toda pressão sair para aí sim poder abrir a tampa, PELO AMOR DE DEUS NUNCA ABRA ESSA TAMPA SE O PINO FIZER CHIADO AO TOCAR NELE OU VAI EXPLODIR COISA FERVENDO EM VOCÊ! (Demora um tempinho para parar).
Se estiver com pressa (muita fome), deixe esfriar um pouco e ponha embaixo da torneira para jogar água só na lateral da panela.
Se o pino parou de girar e chiar, e quando você toca nele (você precisa tocar nele) ele parecer um simples objeto inanimado e sem vida que não faz mais barulho quer dizer q a pressão acabou e está seguro remover a tampa! ^-^ weeee
Tempere a comida agora.
Nível 3 Raposinho seguro
Medidas de segurança
Uma das minhas maiores preocupações com você morar sozinho é sua própria segurança >< não ter ninguém por perto para te socorrer é algo que me deixa bem preocupada, mas eu confio em você e sei que saberá se cuidar direitinho. ^-^
Primeiramente previna. Já dizia o ditado: O seguro morreu de velho~. Não faça nada arriscado como acender velas perto de cortinas, subir nos móveis de meia ou deixar casca de banana no chão. u-u
Morando sozinho você tem obrigação de saber telefones importantes de cór. E é importante que seu telefone fixo se puder, esteja situado em um lugar baixo, como numa mesinha de centro e não no alto do armário, pois caso você desmaie você não conseguirá ficar em pé para pega-lo. Ah e outra, caso desmaie, não tente ficar de pé, é pior, permaneça sentado.
SAMU: 33961400
PM:190
Bombeiros:193
Para evitar que coisas assim aconteçam você precisa ir no médico com uma certa regularidade para checar se está tudo bem com você, ok?
Lembre-se também de praticar exercício 3 a 5 vezes por semana de 20 à 60 minutos de atividade aeróbica contínua (de acordo com esse artigo cientifico: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151786921998000300005).
Além de sol até 10h da manhã ou depois das 16h. (Não esqueça do filtro solar :3 é importante).
Caso não sinta nenhuma coisa grave (o que espero muito) talvez só um remédio seja o suficiente para seu problema, e caso o remédio que tomar não resolva ou se o problema de saúde perdurar mais de uma semana vá no médico. Só nunca esqueça que tomar remédios nunca deve substituir consultas médicas sempre, é imprescindível que um médico avalie seu estado frente a um problema mais grave.
Uma coisa que eu recomendo é ter uma farmacinha básica na sua casa, não espere sentir dor para sair e comprar (só tome muito cuidado para não tomar nada vencido por favor), porém esses remédios não são para você fazer um tratamento longo, é no máximo 1 semana tomando, se não passar já sabe, né? Médico. Conheço um caso de um farmacêutico que o portão bateu nas costas dele uma vez e ele só foi tomando remédio para dor, só que acabou mascarando que era um problema bem grave e no fim ele faleceu. ;/
Dipirona (Neosaldina)/ Paracetamol(tylenol)/ Ibuprofeno(advil): Para dor de cabeça ou febre que praticamente todo mundo tem ;c Se você tiver problema de gastrite prefira Paracetamol.
Bromil/ Resfenol/ Própolis: Para gripe, tosse ou resfriado. Começa com própolis que é naturalzinho e ótimo para dor de garganta (comigo passa com 1 dia e meio, não esquece que tem que tomar ele em um pouquinho de água sempre morna).
Busmu Jet e Própolis: Eu lembrei que você comentou que tinha afta direto >< esses dois foram as melhores coisas que já usei na vida para afta. Tem que aplicar direto na afta os dois e ambos ardem para caramba, mas resolve.
Bicarbonato: azia. 1 colher pequena em água já vai fazer o estomago acalmar (não toma muito se não o intestino solta).
Nebacetin: para queimaduras.
Salicilato de Metila de uso veterinário (Gelopan): Dores musculares. Sim kkk o gelol para cavalo é bem melhor que o para humanos. kkkk
Qualquer outra coisa “não tão grave” que você sinta, você pode procurar o farmacêutico para te indicar alguma coisa ^-^ mas espero que nunca precise, eu desejo muita saúde para você e quero um raposinho bem forte. <3
Nível 4- Chef Raposinho
Aprendendo a cozinhar
Finalmente a parte mais esperada desse manual e o foco do meu ensinamento: como se virar na cozinha!
No começo você vai queimar o miojo, o arroz, o braço; pode até criar um mini vulcão por acidente, mas conforme for pegando prática e se manter persistente (como tuuudo na vida) vai ser uma coisa bem mais fácil e muito prazerosa, chega a ser terapia para mim :3
Café da manhã~~~~~
Por mais que pareça, isso não é uma dieta kkkk sinta-se à vontade para fazer o que quiser, eu apenas reuni o que possivelmente você gostaria de saber fazer.
Ah...o café *--*: Como sei que você gosta eu andei pesquisando sobre malefícios, e advinha? Praticamente só achei benefícios kkk só evita se tiver gastrite, insônia ou osteoporose. Como é feita essa maravilha divina?
Precisa de:
Água
Pó de café
Açúcar se quiser
Filtro de café
Cafeteira
Funil de plástico para café
1° Esquente a água (1 xicara) até quase ferver e ponha açúcar (1 colher sopa) nela se quiser.
2º Tire a tampa da cafeteira e posicione o funil de plástico sobre a cafeteira.
3º Ponha filtro no funil e sobre o filtro coloque 1 colher de sopa de café em pó.
4º Despeje a água quente açucarada sobre esse pó aos poucos, o liquido que desce já é o café pronto. Weeeeeee
Panquecas: Pensei que poderia ficar enjoado de comer pão todo dia no café, então para variar você pode fazer panquecas...elas ficam muito fofinhas e o legal é que dá para pôr recheio tanto doce como salgado! Fica muito bom Precisa de
1 xicara e ¼ de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres (de chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos levemente batidos
1 xicara (de chá) de leite morno
2 colheres (de sopa) de manteiga derretida
Óleo
1º Misture em um recipiente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
2º Em outro recipiente, misture com o garfo os ovos, o leite e a manteiga.
3º Coloque a mistura liquida sobre a mistura seca, misturando com um garfo até as pelotas dissolverem e a massa ficar mais homogênea.
4º Aqueça a frigideira em um fogo baixo quase médio e ponha uma colher de óleo, quando aquecido, despeje (cerca de ¼ de xicara para cada panqueca) da mistura no centro da frigideira.
5º Quando começar a surgir furinhos na panqueca é hora de virar para o outro lado, isso não é muito fácil >-<’ uma vez que você virou a massa deve ficar levemente tostadinha de marrom e VOILÁ! Está pronta! Cuidado para não queimar pois elas ficam prontas muito rápido. :3
Almoço/janta~~~~~
Primeiramente você precisa aprender uma coisa que quase toda comida vai usar e para não ter que ficar fazendo toda hora eu aconselho você deixar preparado.
É o tempero caseiro Precisa de:
1 cebola
1/4 de xícara (de chá) de óleo
15 dentes de alho
1/2 maço de cheiro-verde
1 colher de sopa de sal
1º Lave e tire a casca da cebola, numa tábua, corte a cebola (você vai chorar) e triture-a com óleo usando um processador ou liquidificador para deixar pedaços minúsculos dela, leve a um liquidificador ou processador, vai virar uma pastinha.
2º Vá colocando os outros ingredientes aos poucos, não esqueça de cortar um pouco os dentes de alho antes, bata todos eles.
3º Guarde em um potinho de vidro (o de plástico vai pegar cheiro de tempero eternamente) bem fechado e mantenha na geladeira para durar mais.
Grãos/sementes: Feijão, soja, cevada, lentilha, grão de bico e etc.
Como fazer:
1° Precisam ser escolhidos, lavados e depois ficarem de molho na água quente por algumas horas.
2° Tampe a panela e deixe no fogo baixo, cada um deles varia o tempo de cozimento: Grão de bico: 30 min feijão, soja e cevada: 25 min Lentilha:10 minutos
3° Quando cozinhar desligue o fogo e espere a pressão sair, depois disso é só temperar com 1 colher de sopa mais ou menos. Se ficar meio ralo pode amassar para engrossar e ligar o fogo baixo destampado.
Outros grãos como o arroz são feitos assim:
1º 1 xicara do arroz lavado e 2 de água (sempre o dobro de água).
2º na panela quente ponha o óleo e quando ele esquentar ponha o tempero, logo depois ponha o arroz, misture bem e deixe em fogo médio.
3º a água vai secar em cerca de 10 minutos, quando isso acontecer, diminua o fogo para “fogo baixo” e deixe a tampa da panela entreaberta, depois de um tempo a água toda vai secar e estará pronto.
Legumes: Legumes como berinjela, abobrinha, cenoura, chuchu, abobora, beterraba e etc, são muito saudáveis e precisam estar no nosso prato todo dia. Tem mais de um jeito de preparar o mesmo legumes: podendo refogar, pôr no vapor, grelhar e até assar!
Refogando: Os legumes devem estar cortados em pequenos cubos ou rodelas ou fiapos para poder cozinhar direitinho, então, com o óleo já quente na panela e tempero, misture os legumes e em fogo baixo espere que eles amoleçam.
No vapor: É um dos melhores jeitos de fazer, pois a perda de vitaminas no cozimento é menor, só vaia precisar de uma panela de vapor (aquela que tem furinhos) no compartimento dos furinhos vão os legumes cortados e no compartimento de baixo vai água, conforme aquece, o vapor quente de água vai cozinhando os legumes em cima (só não esqueça de tampar >u<). ah, você pode pôr sal e azeite antes ou depois.
Grelhando: Esse jeito é perfeito para fazer abobrinha e berinjela! ;v o corte é diferente: sem tirar a casca, corte o legumes na vertical, formando “rodelas compridas” ou fatias longas... depois é só aquecer a grelha ou frigideira com óleo e ir dispondo as fatias uma ao lado da outra, vá virando conforme forem tostando. ^-^
Assando: Essa forma combina demais com batata inglesa ou doce, moranga, inhame, abobora japonesa ou cabotia e muito mais. Desse modo você nem precisa necessariamente descascar nada, o forno vai tratar de amolecer a casca para você, então apenas corte em fatias não tão pequenas (4cm x 4cm), ponha na assadeira e tempere com tudo que quiser ^-^. Quando começar ficar com cheiro de pronto, espete um garfo e veja se já está pronto.
Folhas/Verduras: Elas podem não serem tão gostosas quando doces, mas elas com certeza fazem muito bem, é muito importante para o sistema de defesa do corpo (imunológico) porque são cheias de vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
As que geralmente se consomem cruas: Alfaces, agrião, rúcula, repolho, couve e muitas outras Como fazer:
1º Após separar a quantidade a usar, lave folha por folha prestando atenção se não tem nenhum bichinho no meio (muito comum em orgânicos). Se quiser ter certeza que não há nenhum micro-organismo contaminante, mergulhe as folhas por 20 min em água com um pouco de hipoclorito de sódio e depois enxague.
2º Corte as folhas grandes e no caso do repolho é preciso fatiar no ralador e a couve é melhor cortar na tábua em filetes bem fininhos pois ela é muito dura.
3º Ponha em um recipiente de vidro para salada e tempere com sal, azeite e limão ou vinagre como preferir. ^-^
(Obs: prefira verduras hidropônicas, é muito menos prejudicial ao planeta e a nós, pois usa menos agrotóxico).
As que geralmente se consomem refogadas: Couve, escarola, repolho, acelga, brócolis e couve flor.
1º Lave bem as folhas e empilhe as retinho numa tábua de vidro, corte com uma faca bem amolada em pequenas tiras.
2º Na panela quente com óleo e tempero (1 colher), jogue as tiras e tampe, em poucos minutos as folhas irão murchar e estarão prontinhas!
3º No caso da couve flor e brócolis não precisa fatiar pequeno e ambos podem ser feitos no vapor também.
Massas em geral todas cozinham submersos na água (1 litro para cada 100 gramas) com sal, o tempo de cozimento de cada um vai variar conforme o tamanho espessura. Vai estar no ponto quando massa estiver cozida, mais ainda firme, então é só por num escorredor e voltar para panela sem água.
Existem zilhões de molhos diferentes, mas para começar você só precisa aprender o mais comum: o de tomate. ^-^
O tomate termicamente processado faz super bem para os homens porque tem licopeno e previne câncer. É claro que há no mercado opções de molhos prontos, mas sabe, eles usam conservantes, corantes e outras coisas >-<' você não vai querer isso no seu corpinho.
Então eu vou ensinar a receita mágica da minha mãe de como fazer seu próprio molho! Precisa de:
Cerca de 8 tomates tipo Italiano
tempero e óleo
Como fazer:
1º primeiramente a pele do tomate precisa ser tirada, até dá para fazer com pele na hora da pressa, mas fica meio ruim de mastigar ela eu acho kk então você pode tirar a pelinha de 2 jeitos: com a faca mesmo (dá trabalho) ou fazendo um “x” na parte de baixo de todos tomates, remover aquela tampinha amarela e jogar todos na panela com água fervendo por cerca de 5 minutos ou até você ver que a pele está desmanchando, após isso rapidamente os ponha numa bacia com água gelada para interromper o cozimento. Isso vai fazer a pele desgrudar deles e sair mais fácil, as vezes só de pôr a mão já sai.
2º Depois disso, corte eles ao meio e retire aquela poupa onde ficam as sementinhas e corte eles em cubos.
3º Na panela com óleo quente e tempero, refogue-os em fogo baixo e espere eles desmancharem.
4º Uma vez amolecidos você pode comer assim mesmo com um gominhos inteiros ou bater no liquidificador ou mixer. Se ficar ralo pode deixar mais tempo em fogo baixo ou colocar um pouquinho de maisena com água. Se ficar muito ácido pode por bicarbonato e água
5º Sempre ponho manjericão junto porque fica maravilhoso. *u*
Carnes: Eu não sei fazer carne >o< huehu vamos lá: Primeiro tem que lavar aquela água vermelha que vem nela (não sei se é corante ou...) ou no caso do peixe tem que tirar a espinha. depois dividir em pedaços menores, e esses pedaços serão temperados num processo que chama “marinar” é deixar de molho no tempero para ele absorver bem.
Depois disso é só decidir o destino da carne: pode ser frita, assada, na panela ou colocada junto com outros alimentos. Se caso for fazer picadinho junto com outros alimentos não precisa marinar porque vai cozinhar lentamente com tempero já.
Sobremesas~~~~~~
It's sweet time UUUUUUUHHHH finalmente.
Existem zilhares de sobremesas por aí, porém para começar você não precisa sair fazendo todas, mas pode fazer bolo que é algo mais fácil. Então vou ensinar a fazer um de chocolate
O que precisa:
2 xicaras de farinha de trigo
iogurte natural (usa a medida daqueles que vem em copinho)
4 ovos
1 copo de óleo
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento
Como fazer:
1º pré-aqueça o forno em 180ºC.
2º No liquidificador, bata o chocolate, o óleo, o açúcar, o iogurte e os ovos.
3º E em uma vasilha separada, misture bem a farinha e o fermento, depois jogue o que bateu no liquidificador por cima do que está na vasilha (fermento e farinha) e misture bem com uma colher ou fué.
4º Unte a forma passando óleo nela com papel toalha e depois jogue farinha para grudar no óleo (pouca farinha). Despeje a massa na fôrma e ponha para assar por cerca de 40 minutos. ^-^
TADAM!!
Agora você é um Mestre Raposinho independente ♡
Agora você está pronto para cuidar de sua casa sozinho uuuu. Parabéns!♡
Eu sei que você será um ótimo dono de casa agora, acredito em você e te desejo muita sorte :3 beijocas sabor paçoca <3