Magnétika- cap. 3

Cap. 3

Encontramos diariamente seres despreparados para a vida e isso causa incômodos a eles próprios e a quem trem de viver em torno deles; que triste! Por pouco não usamos a clava e retornamos às cavernas, mas não, somos guiados pelo que a sociedade nos impõe, como as rédeas de um cavalo: sermos ególatras, trabalharmos em demasia, invejarmos o vizinho, competirmos uns com os outros Isso só pode resultar em uma sociedade infeliz, cheia de problemas e doente.

O que fazer? Levantar de manhã, colocar um sorriso nos lábios; não pensar em nada, nada importa tanto ou é tão ruim que não possa ser deixado para depois; o sorriso deve ser da alegria e da mente leve, não a risadinha estridente.

Pensar primeiramente bem de si e querer o mesmo para os outros; cumprimentar a todos com igual carinho, paciência e atenção, sem arrogância; desatarraxar a cara feia do rosto. Fazer tudo com paciência, carinho e boa vontade.

Não me atraem os pessimistas, que acham coisas ruins em tudo; nem tudo é bom e muito é ruim, mas, para que pensar nisso? Quem procurar algo de bom , sempre achará.

Mas dirão: e os mal educados, os indiferentes, os ingratos? Eles sempre existem , mas esses só fazem mal a si próprios; pense que fazendo o bem, fará melhor para si próprio; a satisfação de fazer algo bem feito; de fazer alguém feliz.

A gratidão nem sempre existe, mas chega, demora, mas uma hora vem. Não há gratidão maior do que ver alguém feliz. A sociedade impõe distância a tudo que é problemático, mas você pode ser aquele que tornará a vida desse mais leve; fará companhia quando ninguém o quiser; uma palavra amiga vale mais que mil discursos.Às vezes você quebrou a solidão daquele de que ninguém gostava; ele lhe será eternamente grato. Será que existe alguém tão sem qualidades assim ou será queos que o excluem se acham o sumo da perfeição? Nesses “seres perfeitos” logo de cara podemos somar indizíveis defeitos; sempre são pessoas superficiais e frívolas, com quem não vale a pena conviver, embora rodeados de muitos iguais a eles, mas, no fundo, quanta infelicidade!

O calor transbordante de seu coração logo colherá frutos; aqui e ali, uma palavra amiga, uma atenção a mais, um sorriso sempre criarão vínculos. Procure ser admirado por sua honra, justeza e simplicidade, não pelas jóias que possui; esse é um caminho perigoso.