Magnétika- cap. 2

Cap.2

Quando dois se encontram podem trocar confidências, um ombro apoiar oi outro. Mas o outro não é sua propriedade. Quando dez se reúnem, falemos de coisas alegres; evitemos falar da queda na bolsa e de assuntos desagradáveis. Mas a brincadeira deve girar em torno de troças, nunca ironia com alguém presente e muito menos com outro ausente. Evitemos de nos proclamarmos sabichões, donos da verdade; paciência, entretanto com idosos, que não têm com quem falar e despejam tudo quando veem alguém disposto a escutar.

Ao encontrar alguém, elogie, ou o novo corte de cabelo, a roupa, mesmo que não concorde. Evite apontar defeitos.

Receba bem, com carinho, atenção e paciência; dê o melhor de si, os melhores alimentos, melhores que os do dia a dia. Faça com que sua visita seja um prazer e uma festa; nunca volte as costas a uma visita.

Seja pressuroso para atender ao chamado de um amigo que precisa de você. Seja tolerante: respeite diferenças de gostos e opiniões; deixe passar pequenos deslizes; um ou outro barulho, alguma falta de educação, mas o outro deve ter a noção e o bom senso de evitar excessos de barulhos e incômodos a quem está ao lado. Educação nunca sai da moda.

Procurar educar as crianças como alguém livre, mas não como um reizinho, cheio de vontades. As crianças devem receber carinho, atenção e paciência. Ouça a criança, dê-lhe incentivo; elogie mais que censure, participe de suas brincadeiras; reserve um tempo para elas, mesmo que escasso; não as solte no mundo, querendo que a escola, a tv ou a rua a eduquem; tenha filhos somente se for capaz de mantê-los com dignidade, não necessariamente com luxo, mas com os requisitos básicos para uma vida saudável, com abrigo, alimentação, saúde e educação.

A criança deve ter espaço livre para brincar, se expandir; quando a habitação é exígua, os pais devem leva-las a parques, cinemas e outras distrações, mas nada de sobrecarregá-las com cursos e obrigações de adultos. Criança deve ser essencialmente criança e pr isso os pais devem avaliar programas de tv inadequados, companhias indevidas.

Se queremos filhos, devemos estar preparados para responsabilidades e também para os incômodos, como choros, a bagunça na casa, que faz parte da criação; não podemos querer uma casa linda com crianças infelizes e tolhidas em sua liberdade, mas , ensine-as a se comportar na casa alheia; lembre-se: os filhos são seus e não de quem o recebe!