Frau Schneider no Capital

Ach, ficinha! Aqui no capital é tuto muito toito, zu verrückt. Ninquém tá pomtia pros outros. A chente sai na rrrua, entra numa contuçon... Ninquém olha pra chente, non ton nem aí. Ninquém se conhece, nem os ficinho! Mein Gott! Na mesma rrrua, às feiz no mesmo prétio! É cata um por si, querem mais é tistância. Parece até que tesconfiam tos outros. Ach! Chente toita.

Non sapem o que ton facento essa chente taqui. Parece que non fifem tireito. Toto tia, acortam corrrento pra ir pro trapalho, os Kinder pra ir pro coléchio. Pecam um carrro, saem corrrento pela rrrua, mein Gott, parecem tuto tesesperato. Pucinam, pucinam, às oito ta manhá. Como é que pote alquém ta estressato chá ton ceto nessa hora? Verrückte Leute.

Os apopato trapalham, trapalham, só esperanto pra ir empora to serfiço uma fez. Taí no fim ta tarte, saem tuto corrrento pra casssa feito uns contenato amontoato no contuçon. Taí checam em casa, em fez te facer um chimarrrón, confersar com os vicinhos, se apostam num sofá. Dumme Leute! Ficam fento tefê, um monton te canal, tucentos canal, e non acham nata pom, ficam tuto entetiato. Ou se metem tuto chunto nos shopcents, compram um monte te côsa, só pra comprar, taqui a pouco tampém non costam te mais nata. Tespois ficam tuto toente to capeça e non sapem por quê. Ach!

Lá no Colônia é que é pom. Lá, a chente acorta quanto o calo canta, a chente fai tirar o leite tos faquinhas, tespois toma café com o leite fresquinho, come uma Küchen com Schmier no messsa com a Oma e o Opa. Tespois os Kinder von pro coléchio, e os atulto von pro trapalho. Uns von dea cafalo, outros von dea pé, de caroça, de picicleta, tuto mais tronquilo.

Aqui os pessoas antam sempre corrrento, acham que tuto tem que ser schnell, tuto pra chá. Non facem iteia do tempo que custa plantar, tespois colher. Têm tuto pronto no supmercato. Tem Kinder que acham que o leite fem ta caixinha, que as fruta don o ano toto. Teviam capinar uma rroça, cuitar tuma horta, criar uns Schwein. Chente tansa. Dumme Leute.

E essa currrisssata te apartamento, mein Gott, son tuto um panto te puntamole. Eles tuto se acham muito espertinhos, mas na fertate son tuto muito purrros. Non sapem fazer um necócio, facer uma chentilessa pros vicinhos, trocar uma côsa hoche por outra amanhã. Non sabem nem pechinchar numa compra. Fon tuto nos lócha de internet, nem sapem te quem é, chá ton o numro to carton. Como é que pote uma côsa tessa? Dumme Jungen.

Ach! E eles potiam muito pem ser mais espertos, uma fez. Aqui no capital, eles têm tuto na mon, celular, as internets, o cúquel. Tuto otomático. Non têm trapalho nenhum pra puscar uma informaçon, pra saper tas côsas que precisssa. Mas non, se temorrra um tantinho já non presta. Tem que ser tuto pra acora, non pote temorar natinha, mein Gott.

A chente tenta falar com eles, eles mal falam com a chente, já ton nos cúquel, a capeça tá pem lonche da fita, so ein Mist! Chente tonta. Esse pofo ta capital tis que taimismâney, mas non sape que assim é que ton pertento o tempo teles te aprofeitar a fita te fertate. Dumme Leute. Ach! Mais a chente semo colono, mais non semo burrro: chá tei um cheito te confersar com esses tontos taqui. Ach! Chá fiss amissate com eles tuto no tal te feicebúqui.