Não é desgraça ser pobre.Desgraça é não saber ser rico!

Os que servem,e aqueles que não sabem ser servidos.

Infelizmente neste mundo em que vivemos,aqueles que vivem,porquanto grandes franjas da sociedade não vivem,andam por aí.Julgam-se superiores.

Esquecendo,os lugares de onde vieram.O carinho com que foram tratados, pobre casebre, ou o mais sumptuoso palácio, o carinho foi sempre o mesmo, de um lado aquele carinho sem vaidade, carregado de amor,de outro com a sumptuosidade que a abundância permitia e exigia. Mas era carinho. Era carinho daqueles que serviam lhe davam.

Passavam os anos. Aquelas crianças que nasceram em berço de ouro raramente o faziam viver. As crianças não lhes importava o estatuto-Eram simplesmente crianças. Brincavam como outras crianças, não havia entre eles a diferença de nascimento.

Havia a nobreza simples dos simples.Muito raramente estes conceitos desapareciam.

Mantinham-se pela vida fora,mantendo sempre as diferenças materiais, mas não as da alma,aquela em que foram alimentados sonhos de criança.Esses ninguém os poderia destruir-

Mas os tempos mudam,ou fizeram com que mudassem.

A sociedade deixou ter ter a nobreza da alma que tinha. deixou de ter alma. O materialismo instalou-se.A alma simples, materializou-se. Desumanizou-se

Aqueles que antes serviram por mérito próprio, são servidos. Mas servidão não quer dizer escravidão. E é disso que se fala. Trata-se quem serve, como se seres inúteis que fossem.

O falso esquecimento do lugar de onde se vem,nunca pode servir para a elevação do lugar onde pretensamente se está, só porque as circunstancias mudaram" como dizia Camões"Todo mundo é composto de mudança"

O respeito por aqueles que servem, outros que também serviram, nunca deveria servir para apoucar aqueles que servem.Nem todos podem ser servidos,sempre haverá quem serve,mas nunca devemos descer o degrau do insulto, porque embora o não seja no verdadeiro termo da palavra,o é no tom em que se usa.

Não é desgraça ser pobre! Desgraça é não saber ser rico.Se defacto se é, ou supostamente se acredita que seja.

Nunca se perca o respeito por quem serve.Valorizando quem serve, valoriza-se quem é servido. É difícil a estrada que leva ao cume. Mas não se deve esquecer que com o tempo os degraus apodrecem. E os que verdadeiramente serviram com fé com respeito,com educação, não têm receio algum do apodrecimento dos degraus que subiram aqueles que serviram,e não sabem ser servidos.

Quo Vadis
Enviado por Quo Vadis em 08/09/2017
Reeditado em 13/10/2017
Código do texto: T6108440
Classificação de conteúdo: seguro