A MESA

Herdou dos pais o espirito. Natal!... Belas noites de consoada! A missa do galo. Família reunida. E o abraço estendido à mudança d’ano... Uma ponte!... Do Natal ao Ano Novo. Fraternidade. Carinho. Solidariedade. Amor... Natal é muito mais que uma mesa! A passagem d’ano também!... Renovação das ideias. Revitalização dos planos. Sustentação dos sonhos. Perspectivas e metas.

Joy tem uma família equilibrada. Ele. A esposa Josefa. O filho Joel... Família Jota! Para os amigos. Para a vizinhança... Família curta!... Na composição. Longa... Na dimensão. No coração. No espirito. Descarta o desperdício. Nunca dá um passo maior que a perna. A vida tem limites. Regras... Joy sabe que o amanhã é outro dia. Um mistério!

Entre Agosto e Dezembro, os subsídios sucedem-se... Intercalados com salários... Férias. Décimo-terceiro mês. Exame... Joy é professor. Uma poupança... Idealizar os momentos festivos. O equilíbrio nas contas. É preciso contenção!

Aproximam-se os dias... Agitação pelas ruas. Todo o ano é assim!... Joy matêm-se calmo. Tranquilo... O importante é não distorcer o espirito. Herdado dos pais... Fraternidade. Carinho. Solidariedade. Amor... Olhar p’ra lá da mesa!... Sentimento!

O mercado fervilha. Preços distrorcidos. Gastos. Gastos. Gastos... Oportunistas tomam de assalto o espirito da ocasião. Assim faz-se o ladrão!... E furta-se o sentimento!... Moral distorcida. Uma mesa farta. Um menino na rua... Farto de nada! Busca a sobrevivência.

Joy mantém o equilíbrio... Natal!... Noite de consoada. Joy e família... E não só! Meninos de rua... das redondezas, engrossam a família Jota... A mesa farta do espirito herdado dos pais... Fraternidade. Carinho. Solidariedade. Amor... Todo ano é assim!... Passagem d’ano!... Joy. A esposa Josefa. O filho Joel... De rua em rua oferecendo conforto aos mais necessitados... Um sorriso. Um abraço. Um alento. Um dia diferente... D’esperança!...

No entanto, os assaltantes do sentimento. Da moral... De saco em saco, empanturram os contentores... Com o lixo do desperdício. Com a distorção da moral. É sempre assim!

António MBridge
Enviado por António MBridge em 28/08/2017
Código do texto: T6097612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.