Se não pode com eles... - EC

Com um carrinho de mão comum que ele muito habilidosamente transformou em “plataforma de frutas”, ele sustenta a si e a sua família. “A banca” consiste em uma madeira com um segundo andar de base menor, onde ele equilibra lindas frutas compradas no Mercado Municipal de São Paulo. Ednilson com muito esforço sobe a Rangel Pestana sentido Praça da Sé onde ao longo do dia revende toda sua mercadoria.

O peso da rotina é sentido por sua coluna, mas não havia muito que fazer além de esquecer, visto que o remédio receitado pelo médico era incompatível com sua própria receita.

A atual profissão requer força, agilidade, atenção e raciocínio rápido. Tantas vezes precisou decidir-se em milésimos de segundos se perseguia o "trombadinha" que levou uma maçã, ou permanecia vigilante com a “banca” toda. Dependendo “das proximidades” prevalecia o seu ditado: Vai se a maçã, ficam as bananas!

No início tudo era mais sofrido, a garotada adorava esperá-lo no topo da subida, na esquina com a Roberto Simonsen, onde propositalmente corriam, para com força esbarrarem no homem exausto, entornando o carrinho, fazendo as frutas redondas retornarem o percurso ladeira abaixo. Risadas percorriam a Praça da Sé!

Tratou de negociar com a “mulecada”. Por “uns trocos” conseguia algumas frutas não perfeitas para a venda no Mercadão, e trazia em uma sacola, onde colocava algumas “da freguesia”. Esta transação não somente lhe trouxe paz, como auxílio valioso. Muitas vezes quando avistado lá embaixo, ainda antes do Tribunal de Contas, os amigos desciam em seu socorro, e se orgulhavam de exibir os músculos franzinos no esforço de subir a carriola. Tornou-se “a chefia”, o que ajudava, e aos poucos ganhou a confiança e respeito.

Subindo a ladeira, segue Ednilson, que já cogita em abrir uma filial, lá pelos lados da Praça Clóvis, contando com as vendas feitas por alguns dos novos e leais amigos.

(inspirado em cena visualizada na última sexta, pela janela do PoupaTempo Sé).

.*********************************

Este texto faz parte do Exercício Criativo –

Descendo a Ladeira

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/descendoaladeira.htm.