Bíblico

- Eu sou cristã... eu sei que o que eu estou fazendo é errado... mas eu não aguento mais!

A voluntária do abrigo ouviu, pacientemente, enquanto a mulher do outro lado da linha desabafava. Finalmente, resolveu intervir:

- Deus não dá à ninguém o direito de ser abusivo, Shauna.

A mulher suspirou e tentou conter as lágrimas para retomar seu discurso.

- Sempre fui ensinada a obedecer, que a mulher era culpada pelos pecados da Humanidade, desde Adão e Eva...

A voluntária a interrompeu.

- Em Gênesis, não é Eva quem recebe a primeira punição, Shauna. Ponha as coisas no devido contexto, não importa como tenha aprendido. Adão, Eva e a Serpente são punidos por terem desobedecido às leis de Deus, mas a primeira pecadora não é a mulher - é a Serpente!

Do outro lado da linha, silêncio. A voluntária prosseguiu:

- E em Salmos 104:35: "desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais". Acha que isso justifica as atitudes do seu marido para com você e suas filhas?

- E se eu for uma pecadora que mereço ser castigada? E se meu marido for o instrumento de Deus para minha punição?

A voluntária consultou o relógio de pulso. Duas da manhã. Olhou a tela do computador à sua frente, em busca de ajuda.

- Gênesis 3:16. - A voz de Shauna era um sussurro. - Deus nos puniu muito mais. Somos culpadas por nosso sofrimento. Eu não devia ter ligado e tomado o seu tempo...

- Shauna! Espere! - Exclamou a voluntária, lendo na tela:

- 1 Pedro 3:7: "do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honras, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". Você acha que quando ele lhe bate, está sendo sábio ou lhe tratando com honra?

Silêncio. E depois, hesitantemente:

- Não...

- Ele diz que ama você?

- Sim... ou melhor, dizia.

- Então, ouça 1 Coríntios 13... versículos 4-7... "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

- É o que eu sinto por ele... é como eu ajo com ele...

A voluntária engoliu uma maldição. Prosseguiu olhando na tela, buscando algo para quebrar aquele círculo vicioso de passividade.

- Certo, vamos encarar então isso como uma provação. Se é uma provação, Shauna, Salmos 11:5. "O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia". Acha que a forma como seu marido a trata e às suas filhas é justa?

Um suspiro profundo.

- Eu...

"Senhor, me ajuda!", pensou a voluntária, pesquisando na tela do computador. Algo sobre a ficha de cadastro de Shauna... estado civil...

- Shauna, você na verdade não é casada com ele, não é? Você ainda é viúva... do pai das suas filhas?

- Eu estou em pecado, reconheço - disse a mulher do outro lado da linha, soluçando

- Shauna, ouça! Ele está tirando vantagem pelo fato de você ser viúva! Isso sim, é abominação aos olhos de Deus, não o fato de não ter se casado com ele!

- O que você está dizendo? - Perguntou atônita Shauna.

- Êxodos 22:22-23... "não prejudiquem as viúvas nem os órfãos; porque, se o fizerem e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor".

E com as forças redobradas:

- Clame, Shauna! Clame! Peça socorro! É o que você está fazendo agora!

Os soluços do outro lado da linha cessaram. Fez-se silêncio. E então, com voz límpida, Shauna declarou:

- "Com grande ira matarei vocês à espada; suas mulheres ficarão viúvas e seus filhos, órfãos".

A voluntária olhou para a tela.

Êxodos 22:24.

- [09-07-2017]