A bolsa

Meio sem jeito, Anália entrou no quarto da amiga da universidade. Bem, "amiga" era força de expressão, estava mais para "colega". Mas era alguém que a tratava com certa atenção num grupo de garotas esnobes, e que procurava estar próxima - principalmente quando precisava de ajuda em alguma das matérias mais difíceis do curso de medicina. Anália, naturalmente, sempre disposta a ajudar.

O quarto - uma suíte, na verdade - era enorme. Anália calculou que o apartamento onde morava com a mãe cabia quase inteiro ali dentro.

- Não repare a bagunça - disse a amiga, animada. - A diarista só vem amanhã! Quem tem dinheiro hoje em dia para pagar uma doméstica em tempo integral, não é mesmo?

E riu. Anália, cuja mãe trabalhara longos anos como doméstica, respondeu com um sorriso amarelo.

- Eu acho que tenho algo perfeito para você... uma ópera, não é mesmo?

- Sim - confirmou Anália. - Eu sempre quis assistir uma ópera, e o meu namorado vai me levar. Já tenho um vestido que acho que serve, mas queria uma bolsa mais alinhada...

- Devo ter algo aqui que te sirva... - respondeu a amiga, mão no queixo. Depois, abriu um armário onde estavam arrumadas dezenas de bolsas de grife, em prateleiras. Anália ficou boquiaberta.

- Meu Deus... você já usou todas essas?

A amiga fez um gesto de "deixa pra lá".

- Qual! As recepções da minha mãe são muito chatas, eu não me identifico... mas ela insiste em trazer novidades, toda vez que vai à Europa. Não são lindas?

Anália apenas balançou afirmativamente a cabeça, extasiada.

- Deixe ver... - prosseguiu a amiga, correndo os olhos pelas peças expostas. - Uma noite na ópera, o que combina? Uma Hermès Clutch Plipat, talvez? Não, senhora demais. Que tal esta Dolce & Gabbana em formato de coração?

- É linda...

Anália manuseou o acessório que lhe foi estendido. A bolsa era prateada, incrustada com rosas e cristais vermelhos. Uma preciosidade.

- Custou 14.500 dólares - disse a amiga, sorridente.

Anália engoliu em seco. E devolveu a bolsa.

- Tenho medo de pegar emprestado algo tão caro.

- Tudo bem - contemporizou a amiga. Inclinou-se para uma prateleira inferior e pegou uma graciosa bolsinha revestida de strass.

- E esta, o que acha?

Anália animou-se.

- Nossa... parece bem cara também!

A amiga balançou negativamente a cabeça.

- Na loja custaria cerca de 1/4 da Dolce & Gabanna...

E com ar decidido:

- Quer saber? Você tem me ajudado tanto na universidade, que vou lhe dar a bolsa de presente!

- Mas imagina... - disse Anália, sem graça.

- Amizades verdadeiras como a nossa são raridade hoje em dia - continuou a colega, empurrando-lhe a bolsa. - Vá com ela na sua ópera e arrase!

E em tom de cumplicidade:

- Mas que fique só entre nós: essa bolsa é falsa; uma imitação da Christian Louboutin Piloutin Strass. Pode levar sem peso na consciência!

- É uma bela imitação - admitiu Anália.

- Para quem perguntar - prosseguiu a amiga - você pagou 3.500 dólares por ela.

E, piscando um olho:

- Um achado!

- [02-06-2017]