BIANOR DE MENDONÇA MONTEIRO; E O CASO DO PAPA RATO.

BIANOR DE MENDONÇA MONTEIRO;

E O CASO DO PAPA RATO DA POPULAÇÃO.

Chagaspires

Como quase todos da nossa família, Bianor de Mendonça Monteiro, primo legítimo de minha mãe Dona Nina professora, como era conhecida, nascera em outra cidade, e veio morar em Camaragibe, que naquele tempo era distrito de São Lourenço da mata.

Pessoa muito inteligente e pesquisador nato procurou Bianor estudar entre outras coisas o ensino fundamental já que a dificuldade era grande, pois, era filho de operários da Fábrica de Tecidos; meu tio NEZINHO e minha tia NENA. Bianor também aprendeu música e Teatro.

Fundou o primeiro grupo de teatro da futura cidade de Camaragibe.

Tocava muito bem violino e também cavaquinho e violão.

Nos Carnavais da época juntamente com os companheiros que trabalhavam na CIPER (Companhia Industrial Pernambucana.), e que moravam na vila da Fábrica; criaram um bloco para animar os festejos momescos.

Minha mãe, (Orlandina Pires de Souza); Nina professora, me contou que junto com o primo Bianor, escreveram um Frevo canção que ela ajudou a compor a letra, e o Primo Bianor ajudou tanto na letra quanto na música colocando harmonia na canção e fazendo a partitura.

O interessante do fato é que ele tinha um bichano de estimação e que morreu um ano antes da folia dedicada a MOMO.

Mandaram então espichar o couro do gato em uma vara, e fizeram um estandarte criando assim um bloco que se intitulou “COURO DE GATO”.

O frevo foi uma homenagem ao falecido felino.

A letra era mais ou menos assim:

ALERTA NEGRADA, EIS AQUI O CORO DO NOSSO POBRE GATO.

O PAPA RATO DA POPULAÇÃO.

FAZ HOJE UM ANO QUE O BICHINHO MORREU TERMINOU O CHORO.

FICOU O CORO PARA DISTRAÇÃO.

(Entra aqui os instrumentos do bloco que eram de pau e corda, com alguns metais).

JOÃO ALVES E BIRA, BIANOR JANJÃO BADÚ E QUELÉ,

VAMOS A BADÉ, MACIEL MONTEIRO.

O DÃO O LULA O TOINHO E TODOS QUE AQUI VÃO,

EM DIREÇÃO A ZECA PEDREIRO.

(Aqui entra novamente a orquestra.)

Com certeza na letra da música havia mais alguma estrofe.

Não me lembro e, nem tenho como perguntar, pois toda essa turma que fazia parte do bloco COURO DE GATO já se encontra tocando na ORQUESTRA CELESTIAL, junto com minha mãe, e com o primo BIANOR.

Essa historia como tantas outras aconteceu em CAMARAGIBE, minha terra natal.

NOTA DO AUTOR: Dedico esse texto a memória do primo BIANOR e da minha mãe ORLANDINA (NINA); por tudo que representaram em minha vida.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 17/03/2017
Reeditado em 27/03/2017
Código do texto: T5944317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.