Android

- Como se escreve?

- R-a-p-a-d-u-r-a. Rapadura.

- Froyo e Cupcake eram mais fáceis de lembrar.

- Pois vá se acostumando. Chegou a vez da Rapadura.

- Qual foi a justificativa para o nome... além de começar com "r"?

- Novo sistema de criptografia. Esqueça aquela história de impressão digital da Apple...

- Francamente, nunca confiei muito naquilo. Desde que inventaram as digitais de silicone...

- Esqueça, esqueça. Rapadura trará algo muito mais avançado: teclepatia.

- Teclepatia?

- Telepatia sintética. O usuário irá encostar o celular na têmpora e pensará na senha. Pelos padrões elétricos detectados, o sistema operacional determinará se está ou não correta.

- Imagino que a calibragem deste sistema deve demorar um pouco mais do que métodos mais convencionais, como reconhecimento de voz...

- Nada que afugente eventuais interessados. E, afinal de contas, você pode prescindir dele e simplesmente digitar uma senha. Quantas pessoas costumam ativar a criptografia no celular, mesmo tendo essa possibilidade disponível desde a versão... Honeycomb?

- Já vi alguns dizendo desde a Gingerbread.

- E isso faz um bom tempo, não é?

- De fato. E eu nunca me preocupei em criptografar meu celular.

- Pois talvez seja algo que todos devamos fazer agora. E com o Rapadura, nem a NSA e seus computadores quânticos poderá quebrar a senha para descriptografar os arquivos.

- Parece-me que, literalmente, nossos pensamentos serão o último lugar livre da ingerência do governo.

- Já estou pensando num slogan: "Rapadura garante a sua privacidade".

- Mande pros caras. Talvez te deem um protótipo de presente...

[28-02-2017]