Sublinhado

- Creio que não será possível - disse o advogado pelo telefone. - Inclusive, sublinhei os artigos da lei no e-mail que lhe mandei.

- Sim, eu vi, Dr. Juarez - retruquei. - Mas dentre os trechos sublinhados, há um que diz, especificamente: "ressalvado melhor entendimento por parte da administração pública". Não podemos usar isso a nosso favor?

- O problema é que esse melhor entendimento só ocorre quando não há dano ao erário público. No caso em pauta, o dano foi comprovado e a prefeitura, por lei, está obrigada a cobrar o prejuízo. Agir de modo diferente poderia caracterizar improbidade administrativa...

- Pois vamos contestar o dano!

- Como assim? O seu caminhão de entregas perdeu os freios no alto da ladeira, e derrubou parte do muro da garagem da prefeitura! Saiu até na TV!

- Aí é que está. Se o muro não houvesse sido derrubado, ninguém saberia que o prefeito estava escondendo uma Lamborghini comprada com dinheiro de propina na garagem da prefeitura!

Do outro lado da linha, o advogado ficou em silêncio. Finalmente, se pronunciou:

- Então quer contrapor o dano ao patrimônio da prefeitura com a ação por enriquecimento ilícito do prefeito?

- Mas claro que sim! Se não houvesse ocorrido o acidente, ninguém ficaria sabendo do carro; que, provavelmente seria levado para a mansão que o prefeito tem na capital!

- Quer mesmo pedir o perdão dos danos causados pelo seu motorista com base nisso?

- O que ganhamos se não tentarmos, Dr. Juarez?

O advogado suspirou.

- Está bem. Vou preparar a ação.

[05-02-2017]