Fechado

- Bom dia, guarda!

- Bom dia, senhor!

- Veja, eu recebi esta intimação do Ministério Público, para me apresentar aqui, hoje, às 10 da manhã. Já são 9:50 e o prédio ainda não abriu!

- Mas hoje é feriado municipal, senhor. Este é um prédio da prefeitura...

- Sendo o Ministério Público um órgão federal, não deveria funcionar hoje?

- Deveria se estivesse localizado dentro de um prédio federal, senhor. Como está num prédio da prefeitura, obedece às regras da prefeitura.

- Mas aqui diz que posso ser conduzido coercitivamente se não me apresentar no dia e hora marcados! Veja, eu estou aqui e não quero ser preso!

- Lamento, senhor, mas nada posso fazer para lhe ajudar. Sou apenas um agente de segurança terceirizado, que cuida da vigilância do patrimônio.

- Escute, senhor agente de segurança terceirizado: como vou comprovar que estive aqui, no dia e hora marcados nesta intimação, se o órgão que o emitiu está fechado? Você pode me dar uma declaração de comparecimento?

- Lamento, senhor, mas isto está além da minha alçada.

- E se eu pular o muro e ir até a sala que me foi indicada, para ver se realmente está fechada?

- Neste caso, terei que lhe dar voz de prisão, senhor, por invasão de propriedade.

- E no boletim de ocorrência você terá que declarar o dia e a hora em que tentei invadir o prédio da prefeitura?

- Colocado desta forma... ei! Desça desse muro! Desça desse muro!

[01-02-2017]