Dispensa

O funcionário da junta militar examinou cuidadosamente a papelada que eu havia levado, e pela cara dele, jamais havia visto aquilo pela frente. Acabou chamando uma outra servidora, mais idosa. Mostrou as declarações, o texto da portaria 147...

- Massafaranista? - Indagou a segunda servidora, ajeitando os óculos. - O que é isso, seguidores de Grazi Massafera?

- Sou um adepto da Igreja do Monstro de Espaguete Voador - declarei solenemente.

Os dois funcionários entreolharam-se.

- Mais uma dessas maluquices da internet - sentenciou a servidora. - Isso não vai lhe isentar do serviço militar, garoto.

- O Massafaranismo é uma religião reconhecida, senhora. Temos princípios filosóficos e até celebramos casamentos.

A servidora abanou a cabeça.

- Essa conversa aqui não cola, garoto. Faça o seguinte: não quer servir o exército? Volte daqui a 20 anos e diga que perdeu o certificado de reservista.

- Mas se eu não me alistar, como vou pedir uma segunda via? - Ponderei.

- Eles não vão achar nada no sistema - explicou ela. - Aí, você paga a multa, que é um valor ridículo, e recebe a dispensa por ter se apresentado fora do prazo.

- Melhor do que essa desculpa esfarrapada da Igreja do Monstro de Espaguete Voador - acrescentou o funcionário.

- Vocês estão questionando a minha fé? - Perguntei eu, muito sério.

[24-01-2017]