O PEDINTE E O PASSAGEIRO

ENTREOUVIDOS NA ESTAÇÃO DO METRÔ

“ - Tem umas moedinhas, Senhor?” Os apressados transeuntes se desviavam, alguns temerosos.

O mendigo insistia, olhos aflitos:

“ - Só uma moedinha, por favor...”

Um idoso corpulento, de cara invocada parou, enfiou a mão no bolso do paletó e retirou um frasco de tamanho médio. Encarando o pedinte, sacudiu a embalagem e o som das moedas se espalhou.

“ - Você quer uma moeda? Então me responda: O que você mais deseja para o Ano Novo?”

E o mendigo respondeu, de bate-pronto:

“ - Um prato com arroz e feijão, bife, ovo frito e salada com tomates e rodelas de cebola.”

O homem então sorriu, sacudiu novamente o frasco, parecia extasiado com a sinfonia das moedas repicando, e entregou ao mendigo, dizendo:

“ – Realize o seu desejo. Feliz Ano Novo! “

Surpreso, olhos arregalados, o pedinte pegou o frasco com cuidado, as mãos um pouco trêmulas.

“ – Meu Deus, aqui tem muitas moedas!!! “ Exclamou.

Durante alguns segundos o mendigo ficou olhando o frasco embevecido, como se tivesse em mãos o maior e mais belo diamante do universo. E quando ergueu os olhos para agradecer, já dobrando os joelhos, o homem havia desaparecido entre os inúmeros transeuntes.

(J. M. Jardim)

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 04/01/2017
Código do texto: T5872070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.