No bar

A noite ia avançada, e três homens bebiam sentados à uma mesa de bar. Ao lado da mesma, garrafas de cerveja vazias iam enchendo um engradado. Lá pelas tantas, o Turco, imenso bigode anos setenta, apontou torto para a televisão LED sem som, na parede por trás do balcão do bar e cuspinhou:

- O Trump... o Trump ganhou!

- Quem é Trump? - Perguntou Pascoal, olhar vesgo e camiseta regata do Vasco da Gama.

- É o cara que vai botar moral nos States! - Vociferou o Turco.

- Eu não sabia que você ia virar americano, Turco - ironizou Pascoal.

Do outro lado da mesa, Antunes, o mais velho dos três, terminou de bebericar em silêncio o resto do seu copo de cerveja e acendeu um cigarro.

- Tamos fritos com esse Trump - resmungou entredentes.

- O que tem ele? - Cuspinhou o Turco.

- Eu li sobre esse cara. Ele quer levar as fábricas todas de volta para os Estados Unidos. Vai acabar com o que sobrou dos nossos empregos.

Pascoal começou a rir baixinho.

- Antunes, cê tá mais bêbado do que eu. Sabe por quê?

Antunes apenas ergueu os sobrolhos e tragou o cigarro. Pascoal prosseguiu:

- Essas coisas que os Estados Unidos vendem... é tudo feito na China!

Balançou a cabeça ainda com ar de riso e encheu o copo novamente.

- É isso mesmo, Antunes! - Cuspinhou o Turco. - Os chineses é que vão ver o que é bom pra tosse!

Antunes soltou uma baforada e deu de ombros.

- Os chineses vão perder uma coisa que eles têm. E nós aqui, bebendo numa quarta-feira à noite, temos mesmo o quê?

Turco e Pascoal olharam um para o outro, confusos.

[04-01-2017]