Ressaca

Acordei com o telefone tocando e a cabeça tinindo. Olhei para a tela: dez da manhã! Eu dormira muito mais do que havia previsto. Atendi.

- Acho que me esperou para o café, não é?

- Normalmente é o que faríamos no primeiro dia do ano - respondeu ela do outro lado da linha. - Tomaríamos café da manhã juntos e depois iríamos para a praia. Mas está meio tarde para praia, não é?

Olhei pelas cortinas entreabertas da janela do quarto. Havia algumas nuvens dispersas, mas o sol havia saído e fazia calor.

- Sim... parece que teremos outro dia de forno daqueles. Preciso tomar alguma coisa pra dor de cabeça... como está a sua ressaca?

O tom de voz dela soou petulante:

- E quem disse que eu estou de ressaca?

Sentei-me na cama, aturdido.

- Mas... você bebeu muito mais do que eu ontem à noite. Disso me lembro bem!

Ela deu uma risadinha.

- Pois eu fiz uma descoberta... lembra do extrato de babosa?

Um sorriso começou a desenhar-se no meu rosto, apesar da dor de cabeça.

- A Fórmula de Alexandre! Você conseguiu decifrar! Sua danadinha!

Ela deu uma gargalhada.

- Ei! Não devíamos estar discutindo isso por telefone... não à esta hora da manhã do primeiro dia do ano!

- Sabe do que precisamos agora? Comemorar!

- Pensei que ia tomar um remédio para dor de cabeça...

- Por enquanto, ainda não há melhor remédio para ressaca do que beber umas cervejas geladas. Me aguarde!

E desliguei o celular.

[01-01-2017]