ABANDONO

O asilo Maria Jacinta é uma instituição filantrópica com 94 anos. Em seu perfil populacional, abriga na sua maioria pessoas com alguma deficiência mental. A instituição chegou a abrigar mais de 100 pessoas, sendo a maioria excluídos ou marginalizados pela sociedade. Por este motivo, no período entre 1999 e 2000 foi imposta uma lei para que fossem tiradas todas as pessoas que estivessem fora do perfil deixado na escritura, mas isso não foi possível, pois elas não tinham para onde ir e não obtiveram oportunidades em outros lugares para abrigá-la.

Em uma pagina social um dia desses eu me deparei com fotos dessa instituição e nas fotos as pessoas moradoras desse “Cantinho Fraterno” , seguravam um cartaz e, cada uma delas tinham um pedido: coisas simples: Um sapato, outro pedia um moletom, outra pessoa pedia anel e brinco, vestido, e observei que os que seguravam cartaz pedindo moletom eram pessoas que não conseguiam se locomover sozinhas. A que pedia anel e brinco, carregava um sorriso nos lábios e se podia observar uma luz de esperança e vaidade, outros sequer sabiam o que era isso.

Senti pena e uma imensa vontade de poder ajudar, eu sabia que as coisas materiais que “pediam” na realidade nem era o que mais precisavam, eles precisavam e precisam de atenção, de tempo e desejei ir lá e dedicar um pouco de meu tempo a essas pessoas, mas meu egoísmo e “dó de mim” falaram mais alto e terminei não indo visita-los.

Eu sabia que ao ir lá eu iria sair me sentindo tão triste quanto eles, pois sou meio “esponja” (absorvo os sentimentos do outro), e eles talvez nem se dessem conta que eu havia estado lá.

O Cantinho Fraterno, na realidade é um lugar no qual as pessoas deixam seus parentes dos quais não querem (ou não podem ) cuidar e lá os deixam à mercê da própria sorte. Muitos são esquecidos e ficam lá na eterna espera de que um dia alguém querido(???) os vá visitar: vestem sua melhor roupa, passam "rouge" no rosto, se perfumam e esperam, esperam....Esperam....Esperam.