Velas e Sacrificios
Por vezes algumas coisas me emocionam
A inocência me emociona
A fé me emociona
A esperança me emociona
Por vezes ...
Dia de Santo André Apostolo, na pequena Pienza na Toscana. Uma pequena multidão na porta da igreja, vindas de Castiglione d'Orcia, Chianciano Terme, Montepulciano, Radicofani, San Giovanni d'Asso, San Quirico d'Orcia, Sarteano, Torrita di Siena e toda a região se acotovelavam esperando a abertura. Fiquei a observar as expressões nos rostos daquela gente.
A inocência no olhar de crianças agarradas às mãos de pais e avós. A esperança nas expressões de jovens e adultos e a inablável fé dos olhos cansados dos mais idosos.
Todos portavam velas, que no mei da multidão, alguem me explicou que seriam acesas enaquanto oravam, não por si mesmo, mas por outras pessoas.
Aquele clima foi me emocionando e , apesar do vento gelado, resolvi ficar por ali.
Por vezes algumas coisas me espantam
A inocência me espanta
A fé me espanta
A esperança me espanta
Por vezes ...
Me espantei ao ver que toda aquela gente conseguiu entrar naquela minuscula igreja. Por absoluta falta de espaço e fé me recolhi num banco de praça ao lado. Dali dava pra sentir o cheiro forte de velas queimando, e sussurros de uma oração constante e repetitiva. Era realmente espantoso o que pessoas fazem por uma esperança, seja ela qual for. É espantoso ver a inocencia de pessoas que acendem velas prá resolver problemas quase que insoluveis. A fé é realmente espantosa e bela.
Por vezes algumas coisas me desencantam
A inocência me desencanta
A fé me desencanta
A esperança me desencanta
Por vezes ...
Poucos minutos depois fiquei dali, do meu banco, vendo aquela pessoas saindo com expressões aliviadas, como quem já tivesse cumprido suas chatas obrigações. Desencantou-me! Era realmente um sacrificio, pois assim funciona a fé. Fé se resume a esperança paga com sacrificio... Eu acho tudo tão estranho.
Apesar do meu alheamento , passei a perceber que deveria reduzir a silêncio a minha mente quando ela tentasse se rebelar e que deveria abandonar-me na fé.
Mas, como é difícil ter a fé que tudo suplanta!
Só Ele sabe como tenho tentado.....
Só Ele sabe como venho tentando