FARC x NOBEL DA PAZ: Sem respostas

Estudando bastante para mais um ENEM, Zezinho abre o jornal de domingo com muita vontade de se manter atualizado. Demonstrando preocupação, ele deseja saber sobre aquilo que vem acontecendo no Brasil e no mundo.

Logo de saída ele dá de cara com uma importante notícia relatada por um renomado correspondente: A realização de uma consulta popular (plebiscito) que decidirá sobre a implantação de um histórico Acordo de Paz em um pobre e conhecido país da América do Sul.

O maior promotor e defensor do acordo é o atual presidente da nação. Ele é ex-ministro da defesa do governo anterior e um forte candidato a ganhar o cobiçado Prêmio Nobel da Paz.

Ao final do elucidativo texto Zezinho resolve seguir o insistente conselho de um professor do colégio onde estuda. Socraticamente ele se esforça para analisar tudo que leu, elaborando algumas poucas perguntas para si mesmo.

Logo em seguida se sente cansado e confuso, não vendo muita lógica naquilo. Olha em volta, respira fundo e decide sair para jogar futebol com os amigos, desistindo do mundo ao seu redor: Para que saber e entender dessas coisas, né?

Feliz e disposto Zezinho corre em direção ao campinho, rezando para que os colombianos não cometam o mesmo erro que os brasileiros cometeram muitas décadas atrás. Prefere se divertir e deixar de lado algumas perguntas que nunca se calam, mas para as quais parece não haver respostas:

X- Qual o sentido de anistiar um grupo de guerrilheiros que matou mais de 250 mil civis e militares e promoveu o sequestro e o desaparecimento de mais de 40 mil pessoas, durante os últimos 50 anos?

Y- Por qual motivo conceder benefícios sociais a pessoas violentas que lutaram anos a fio contra as tropas de um governo que sempre foi legítimo e democrático e estava perto de derrotá-las?

Z- Para que permitir que uma corja de bandidos comunistas e retrógrados se transforme em um partido político com direito a eleger representantes para o Congresso Nacional?

W- Por que promover a cidadania e a integração socioeconômica de guerrilheiros envolvidos até o pescoço com o comércio ilegal de armas e com o tráfico internacional de órgãos e de drogas?

Um ótimo domingo e bom futebol.

Mello Cunha
Enviado por Mello Cunha em 10/10/2016
Reeditado em 10/10/2016
Código do texto: T5787434
Classificação de conteúdo: seguro