PRÉ-SAL: "Ouro Negro" ou "Ouro de Tolo"?

Pesquisa de "Opinião Pública" realizada na maior capital brasileira:

O que você sabe e pensa da exploração de petróleo na Camada Pré-Sal?

Fulano: Sei que é a tentativa da PETROBRÁS de explorar petróleo no mar a mais de 6 mil metros de profundidade. E que a costa brasileira tem reservas enormes que podem gerar alguns bilhões de barris. Mas é também um investimento muito alto, considerado de grande risco. Ainda mais com a instabilidade do mercado, a oferta bem maior que a demanda e o desenvolvimento de novas e boas fontes de energia. Com base nisso, eu não creio que seja uma boa. Deus que me perdoe. Eu acho que é um tiro no pé.

Beltrano: Olha aqui. Você quer saber mesmo? É simples. Se fosse um bom negócio todos os países desenvolvidos já tinham investido nisso. Tá na cara que não é viável. Só se um barril de petróleo custar mais de 100 dólares. E olhe lá. Fora isso é um verdadeiro absurdo. Mas aqui a ideia serve de cortina de fumaça. É só para facilitar a prática da corrupção, do financiamento de campanhas políticas e também para enganar todos nós: os trouxas. Isso devia chamar era Pré-Bobo. Talvez, quem sabe, Pré-Idiota, Pré-Mico ou Pré-Retardo. Sei lá. Melhor seria investir essa grana na Saúde e na Educação. Além de privatizar logo a PETROBRÁS.

Ciclano: Eu não acho é nada. Aliás, acho sim. Acho que esse tal de Pré-Sal vai dar em pizza com guaraná. É o maior engodo. Está mais para maldição do que para dádiva. E acho também que a PETROBRÁS é uma porcaria. Fabrica uma gasolina de péssima qualidade, por um preço muito alto, poluindo demais o meio-ambiente. Os motores dos carros que usam "saporra" (sic) duram até menos. Não sei como ela detém o monopólio da exploração e do refino de petróleo até hoje. Ela é o reflexo da ruindade e do atraso dessa nação. Uma vergonha em todos os sentidos. Só serve mesmo para beneficiar países como a Bolívia e o Paraguai. E mais nada. O melhor seria deixar essa "batata quente" para os australianos, os chineses, os noruegueses e os americanos, que aparentemente estão muito interessados. Vai saber.

Decano: Penso que é uma verdadeira lástima. Estamos indo na contramão da História de novo. Enquanto o mundo todo está em busca de alternativas, a gente só quer obter mais do mesmo. E ainda por cima com um risco e um custo muito superiores. Sem falar que tem petróleo "a rodo" no interior do país. É só procurar direito. Vai entender essa gente. Assim não dá. Esse lugar desanima qualquer cristão. É de enlouquecer. Jesus!

Leviano: O Pré-Sal representa a nova chance que o Universo está nos dando. Ele é uma benção para todos nós. Ele vai ajudar a redimir esse país. Se não cometermos mais nenhum erro nós seremos ricos e felizes. Ele é a maior e mais importante descoberta da história dessa nação. A PETROBRÁS tem conhecimento e tecnologia suficientes para explorar petróleo em águas profundas. Vamos encher nossa costa de navios sonda e de novas plataformas. E por causa dele vamos nos transformar em uma potência mundial. Oxalá tenhamos também um assento no Conselho de Segurança da ONU. Vai ser demais!

Insano: Isso é difícil. Eu não sei o que dizer. Mas se for para o sal ficar mais barato no supermercado, eu apoio. Dou a maior força. Acho que também podia ter um Pré-Arroz, um Pré-Feijão, um Pré-Carne, um Pré-Café, um Pré-Açúcar e até um Pré-Cerveja. Isso seria ótimo. Ajudaria demais o povo. Meu Deus! Vou rezar para dar certo. Tomara. Como é que faz para a gente ser um dos beneficiados? Eu também posso ter um cartão?

Mello Cunha
Enviado por Mello Cunha em 07/10/2016
Reeditado em 08/10/2016
Código do texto: T5784373
Classificação de conteúdo: seguro