Indomável, leve, insólita e mortal

Eu a encontrei. Indomável, leve, insólita e mortal. Antiga parceira de traquinagens na época das reres (recuperações infinitas), na época das primeiras séries, eternos gazeadores de aulas, após quase duas décadas, ela e eu nos encontramos novamente.

Num feriado qualquer, numa praça qualquer, por intermédio do acaso, cara a cara, olho a olho, risos desmedidos, dois corpos se entrecruzam, param, reconhecem-se.

- Damião!

- Judite!

- Você se lembra?

- ... Sim, do Filomena (escola aqui de União)

- Isso. Rsrsrrs E o Cosmo?

- Vai bem. É servidor público e estudante de direito.

- E tu? O que tá fazendo?

- Eu colo e selo cartas. É divertido. Nas hora vagas, nos intervalos mundanos, estudo Letras, na Uneal. Nada muito importante, nota-se. Porém, acalentador a um espírito vadio.

- E tu?

- Igualmente coisas quase desnecessárias. Nada muito importante pra o Capital. Não sou nem médica, nem advogada, nem engenheira... Faço Tatuagens. Vê só... Faço o que gosto. É divertido. Pode não dar dinheiro, mas dar prazer.

- Rsrsrsrs....

- E jão?

- Jão?

- Jão que sentava atrás da gente... O que faz da vida?

- Nada. Morreu. Morreu ainda antes dos vinte. Deixou filho e amantes. Mais um bem intencionado no mundo que foi cedo, vítima de um dos males da sociedade moderna. Trânsito.

- ...

- É isso. Muitos dos nossos colegas de Filomena não mais dividem com a gente das safadezas e carestias correntes, pois uns, como o João, já morreram, ou foram presos, viajaram pra Pasárgada, enlouqueceram até. A maioria não deu pra 'grande coisa na vida', como nós, segundo a nossa amada sociedade.

- Mas ainda estamos vivos e um tanto lúcidos. Isso é de grande valia.

- Kkkkkk...

- Kkkkkk...

----------------------------------------------------------------

Ao final, um até logo. Ou terá sido um até nunca?

Talvez Judite seja mais uma ilusão em meio a tantas.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 25/09/2016
Reeditado em 30/09/2016
Código do texto: T5772265
Classificação de conteúdo: seguro