GRANDE PERDA! MUITO TRISTE. ENCONTRADO NO FUNDO DO LIXÃO PRESO NOS SACOS DE LIXO.
O plantão da Globo não anunciou.
A notícia da morte de Uélinto ficou descoberta no coração de Umberta Celeste de Matos.
O menino de 13 anos morreu sozinho nadando nos dejetos do lixão. Seus irmãos menores, Creitom de 10 e Maicom Jéquisso de 9 anos ficaram surpresos com a cena. Mas nada puderam fazer. Não puderam estender suas mãozinhas nem por uma vez sequer para puxá-lo de lá.
O caminhão de lixo chegou muito perto de Uélinto, aquela engenhoca lotada de sacos coloridos de repente, não mais que de repente, derramou sobre o monturo a carga fétida.
Seu corpinho sem cor e sem perfume, sem carnes e sem músculos, virou e revirou por duas vezes e desapareceu em meio aos abutres e moscas varejeiras. Seus gritos foram engasgados pelo vômito do almoço que acabara de fazer: restos de macarronada da embalagem encardida de um marmitex num de seus achados por ali.
E ninguém o ouviu.
Tudo indica, pelo depoimento de seus irmãos, que ele estaria buscando comida para eles, a mãe e os outros três em casa.
Nenhuma busca foi realizada.
Nenhum anúncio nos jornais.
Nenhuma pessoa ficou sabendo.
Só os dois irmãos que presenciaram a cena levaram a notícia para Umberta.
Não sabiam o que dizer porque não sabiam direito o que havia acontecido.
Uélinto estava concluindo os estudos do ensino fundamental na pequena escola da comunidade onde morava.
Era o filho mais velho de Umberta e de um pai desconhecido. Deixou 6 pessoas desamparadas. Ele sustentava a família trabalhando como podia e ganhando muito menos do que queria.
Não se sabe que rumos tomará a vida de Umberta.
Na trama da vida, Uélinto vivia uma vida de amadurecimento precoce. Sumia dia a dia sua meninice, sua adolescência. Desaparecida e dada como morta. Reaparecia quando brincava de ser professor, no barraco-escola com seus alunos-irmãos.
O lixão foi construído em 1994, na cidade de Canindé de São Francisco, apresenta excesso de dejetos, onde se formam variados tipos de microorganismos de alta contaminação que colaboram para outros tipos de morte entre seus frequentadores. A altura do monturo chega a alcançar 120 metros. O município nada registra em termos de mortes relacionadas ao lixão.
Uélinto havia ganhado um par de tênis de uma senhora que se compadeceu por vê-lo descalço nos dias frios desse inverno. Eles estavam embaixo da cama onde dormia com seus três irmãos menores. Não chegou a usá-los. Estava aguardando uma ocasião especial.
A mãe ainda esperava o retorno de Uélinto.
Foi achado alguns dias depois por dois meninos em busca de sobrevivência.
Mírian Cerqueira Leite