Espinafre X Taioba

Então domingo de manhã fui dar um pulinho na vendinha do final da rua, era pra comprar espinafre e taioba, no caminho tem um campo de futebol pra onze jogadores, de terra batida, e em alguns locais próximos ao escanteio com capim (porque aquilo não é gramado de jeito nenhum), onde um torneio está acontecendo, coisa séria, bem organizada, com árbitro, bandeirinha, comissões, etc. Parei pra assistir ao jogo que estava rolando entre CORCUNDAS FC x BIZARROS. O técnico dos corcundas não parava de gritar com seu time, que até jogava bem, criava, envolvia o adversário, tocava bem a bola, mas não chutava pra gol. Veio o intervalo e Manfredo (o técnico – coroa já – calvo e com sobrancelhas grisalhas interligadas) chamou o time na ideia.

- Vocês estão com bom volume de jogo, mas não estão chutando pra gol...

- Midinho... o que está havendo? (Midinho é o craque do time – atacante clássico, liso, ligeiro. Midinho é apelido de Cremildo). Você precisa chutar no gol.

Francismar, a mente do time, o que serve aos companheiros com belos e precisos passes faz uma revelação polêmica.

- Treinador! (Francismar tem a língua presa e não consegue pronunciar o nome do técnico, e nem o seu próprio, por isso o chama de treinador). Cremildo ficou na gandaia ontem, e não se concentrou pro jogo. Veja como ele estacionou seu carro com uma das rodas em cima do paralelepípedo. (Um Corcel II)

Robervaldus e Toin, intercedem mas acabam se incriminando também (eles são respectivamente o terceiro goleiro e o quarto zagueiro)

- Fomos apenas ao GOLDEN GIRLS (significa garotas douradas – um puteiro só de louras na baixada fluminense do Rio, a maioria delas desdentada, por isso é tão barato – não que eu esteja por dentro do assunto, mas é a história - mas voltamos cedo.

Eles vieram de carona.

De fato 4:26 da manhã é cedo.

O 0 x 0 persiste e corcundas continuam pressionando, criando várias chances, mas sem chutar a gol.

Então, em um lance magistral, Midinho dribla um, dribla dois, tentam segurá-lo e fazer a falta, mas ele se livra, invade a grande área e...

O técnico

- ARRIPIAAAAAA !!!!

Arripia (no caso arrepia) significa chutar pra gol com toda força.

Midinho obedece ao treinador, mas dá um totozinho de biquinho de ponta de chuteira com o pé esquerdo na bola antes de tentar o arremate com a perna certa que é a direita, e o que acontece é um furo espetacular.

O zagueiro de bizarros se consagra, afasta o perigo de canela na bola (a ideia é tirar a bola dali).

Vantuir, o lateral de corcundas pega a sobra e dá uma burduada de primeira na bola, lance de grande complexidade e dificuldade que seria lindo não fosse o fato de pegar meio torto na bola esbarrando na trivela e mandando pra lateral onde se encontrava um gandula distraído fazendo seu sudoku de nível médio. Juca Bala parte em direção a bola... não! Não é um contra ataque fulminante! Juca Bala é o gandula, e um dos reservas do time de Bizarros.

A bola é devolvida, e o jogo recomeça.

37 minutos...

As torcidas começam a se manifestar em apoio aos seus times, as organizadas dão um show e a disputa passa a ser nas arquibancadas – as arquibancadas são a calçada mesmo, pois o torneio é no milionários de Irajá

E assim se faz a disputa:

- Eu vi, eu vi, eu vi um avião, e nele estava escrito que corcunda é campeão!

E a resposta de bizarros.

- É canja, é canja, é canja de galinha, arranja outro time pra botar na nossa linha.

Uma bola na trave e um tumulto começa dentro e fora de campo, pois Zinho não marca um impedimento claro favorecendo aos corcundas que quase fazem o gol (Zinho, claro, é o bandeirinha e ex-jogador de bizarros, que ao ser barrado foi tentar nova carreira como homem da flanela, e em retaliação ao seu ex clube ele valida um lance a favor do rival, mas como perceberam deu bola na trave)

Zinho é o apelido de Juarez, cujo diminutivo é Juarezinho. Ele Xinga veementemente da lateral do campo a Astolfo que perde o gol cara a cara com Robisgomes, o goleiro que tem prótese em uma das pernas.

Na sobra da bola na trave uma falta e nova chance de vitória pra Corcundas que já soma 98% de posse de bola. A falta é muito perto da área.

JotaJota, que ano passado havia saído no braço com Robisgomes (brigado feio) e tomado prejuízo vê a chance de dar o troco, só que dentro de campo (JotaJota é o goleiro dos corcundas, ele usa um tapa olho devido a essa briga no passado) pede pra cobrar a falta. Manfredo fica relutante mas deixa. JotaJota posiciona a bola dentro de um buraco, um dos vários existentes dentro do campo de terra batida, a barreira de 3 jogadores e um bandeirinha está muito próxima, o árbitro finge que não vê. Muitas reclamações empura-empurra, agarrões, JotaJota que vai cobrar a falta deita no chão com a cara em direção a bola pra mirar onde ele vai mandar no gol, levanta-se após este ritua, toma distâncial.

43 minutos...

Muita demora, o Juiz faz menção que dará acréscimo de 30 segundos pela demora, JotaJota toma distância, um filme passa por sua cabeça, a de seu olho arrancado, por exemplo. Ele não bate e toma cartão amarelo sem entender o porquê. O Juiz explica que já tinha apitado havia muito tempo, apito que não é ouvido devido ao carro barulhento que passava anunciando no estridente megafone “30 ovos a 12 reais... eu disse 30 ovos por 12 reais”. O juiz apita novamente, JotaJota bate (dá um petelequinho, pois aquele buraco o atrapalha, isso nada tem a ver com sua ruindade) a bola bate na barreira e Bizarros finalmente consegue sua primeira posse de bola em toda partida incluindo primeiro e segundo tempos. Contra ataque armado, promissor, a torcida não pode nem se levantar, pois o jogo já é assistido de pé na calçada, o bandeirinha corre pra recompor a defesa, mas sua imensa barriga o impede de chegar a tempo apesar do mega esforço (ele corre com a cabeça voltada pra frente como quem tenta trazer o resto do corpo, haja pança), o gandula tenta cometer a falta sem êxito, Corcundas está sem goleiro, JotaJota, que a essa altura está comprando 30 ovos por 10 reais (eu sei... eu sei... eu disse 12 reais, é que o malandro tenta pechinchar). Uma fila se forma ao redor da Fiat 147 vermelha de pessoas que também querem 30 ovos por 10 reais, o que acaba fazendo com que nenhum torcedor tenha conseguido ver o gol de Bizarros, de placa (a placa do preço do pastel com caldo de cana por 3 reais), ela foi esquecida por ali, dentro de campo, próxima a área pois é ali que a Kombi bege monta seu aparato pra vender pastel mais caldo por 3 reais às sextas-feiras) a bola acaba desviando nela e entrando. Golaço!

Golaçoooooo!!!!

O Juiz termina a partida após 8 minutos de acréscimos.

Eu, com meu espinafre e minha taioba, à sombra da amendoeira que tinha à beira do campo, pergunto ao torcedor que vestia uma blusa verde limão de listras roxas (uniforme da organizada do Corcundas)

Tem critério de gol fora de casa?

Ele me olha com rubor na face sem responder.

Eu saio de fininho meio que cantarolando:

É tetraaaa... é tetraaa...

Prof Cristiano Cruz
Enviado por Prof Cristiano Cruz em 01/09/2016
Código do texto: T5747233
Classificação de conteúdo: seguro