Mesa

Nas novelas da TV muitas decisões são tomadas na mesa. Refletir sobre alguns porquês:

1 – Numa mesa é possível se explorar merchandising de vários produtos;

2 – Numa mesa pode-se falar de vários assuntos polêmicos, o que ajuda a manipular a opinião pública;

3 – O autor pode ser um glutão, por isso adora falar de comida, mencionar seu paladar apurado, seu conhecimento sobre bebidas sofisticadas;

4 – O autor pode ter boas intenções e queira resgatar o hábito de reunir pessoas a mesa.

Nunca tive o prazer de conhecer um autor de novelas. Vi algumas entrevistas, mas sempre a conversa é muito repetitiva e vaga. Talvez o repórter só se preocupe nas curiosidades de personagens famosos. Por enquanto não saberei.

Penso essas coisas enquanto estou aguardando Ana Beatriz na mesa de um restaurante. Marcamos ao meio dia, já se passaram longos cinco minutos, ao menos ela enviou uma mensagem que dizia “tou chegando”. Estava nervoso, faria o pedido de casamento hoje, ensaiei mentalmente a melhor maneira de falar “quer casar comigo?”.

- Desculpa meu amor... O trânsito não está fácil... Já fez o pedido?

- Não... Aguardava você...

Ela falava sobre a manhã no trabalho, das tarefas, dos desentendimentos corriqueiros com a equipe. Escutei tudo com uma certa angustia.

- Casa comigo?!

Falei interrompendo-a. Fiz cena de novela: ajoelhado, mostrei o anel num caixinha delicada. Não foi tão perfeita a encenação, pois ao me dobrar, me enrolei na toalha da mesa, derrubei talheres e copos... Mas, consegui atingi o objetivo.

Para falar que estava grávida Ana Beatriz usou o mesmo subterfúgio: uma mesa de restaurante. E tal como no pedido de casamento, derrubei talheres e copos. Mas, dessa vez não fora por causa da minha falta de destreza, e sim, pelo desmaio provocado pela notícia.

Tarcísio Oliveira

Tarcísio Oliveira
Enviado por Tarcísio Oliveira em 01/09/2016
Código do texto: T5746969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.