A HERANÇA DO CARÁTER

A HERANÇA DO CARÁTER

por E. ALYSON RIBEIRO

- Filho, na vida de um homem o que mais vale são duas coisas: o nome e o caráter... Então, deixo a você tudo aquilo que já fui e desejo que minha maior herança não seja ouro e nem prata, mas sim, que seja a saudade...

Essas foram as últimas palavras de João ao seu filho Pedro, antes de embarcar para eternidade. A emoção após os dizeres foi grande, no entanto, o pequeno Miguel, que também ouvira tais palavras, apenas olhava as lágrimas derramadas pelo seu pai sobre o corpo do avô. Ele possuía apenas nove anos e, mesmo percebendo que seu avô falecera, a criança manteve-se firme e apenas abraçou ao seu pai.

Após cinco dias do fato, Miguel chegou triste em sua casa. Acabara de sair da escola e seu pai vendo-o com o semblante triste sem titubear perguntou:

- Meu filho, por que você está triste?

- Ah! – O jovem ficou receoso. – Não vou tirar a nota máxima na prova de hoje!

- Por quê? – Pedro já estava preste a se exaltar. Ele deduzia que o filho não tivera estudado para a prova e, como ainda estava triste com a morte do seu pai, seu emocional estava muito abalado, facilmente se estressava. – Não estudou?

O menino olhou timidamente ao pai e respondeu:

- Eu estudei, pai.

- E então?

- Pai, você sabe que eu sento perto da mesa da professora. – Pedro acenou positivamente com a cabeça. – Eu estava fazendo a prova e alguns de meus amigos já haviam terminado o exame. Teve um momento em que eu fiz uma pausa e fui me alongar... – Um silêncio. – Sem querer olhei para a professora que estava sentada em sua mesa... Ela segurava uma prova que um aluno tinha acabado de entregar. Foi aí que eu vi a resposta de uma pergunta que eu ainda não tinha respondido...

- Mas o que é que têm?

- Eu vi a resposta.

- Vou adivinhar. Você 'colou' na prova e a professora viu?!

- Não! Eu entreguei a resposta em branco!

- ...

- Eu até que sabia a resposta, mas eu vi a resposta antes da pergunta.

- Mas, filho! Se você sabia a resposta, não tinha problema você assinalar a questão... – Argumentou o pai incerto de seus argumentos. – O problema seria se você não soubesse a resposta... Aí sim você estaria colando...

- Pai, um dia o “vô” disse que o que mais vale num homem é o nome e o caráter... Isso que eu fiz hoje, não seria ter caráter?

O pai não conseguiu dizer nada. Ele se levantou, passou a mão na cabeça do filho e saiu dali tendo a certeza de que João, de fato, deixaria saudades, além da maior herança, o exemplo.

--------------------------------------------------------------------------------

Esse texto é baseado numa história real.

E Alyson Ribeiro
Enviado por E Alyson Ribeiro em 08/08/2016
Código do texto: T5722279
Classificação de conteúdo: seguro