João e seus planetas

Diziam: João, onde você vai com esse caderno na mão? e esse chapéu de palha na cabeça?

João respondia: Vou a lua, meus caros... Registrar os cometas.

Todos riam. Mas joão era sonhador, e não entendia o que da realidade viesse, talvez nunca tenham lhe contado que ela existia.

João era órfã de pai e mãe. Criou, não se sabe se uma fantasia ou um enfeite para sua tristeza de órfã, o fato é que afirmava com toda firmeza que que visitara seus pais em outro planeta. E todos se perguntavam: como pode ter sonhos e criatividade vivendo em um lugar como este?!

O lugar que todos se referiam era a periferia.

Quando conversava, joão falava em versos. Meu Deus! era feito de poesia e magia?!

E quando lhe perguntavam: João, do és feito?

João dizia, sem nenhuma falha na voz, sou feito de planetas, sou feito de todas as coisas que imagino ser. João... era um caos de sonhos, um embrulhado de confusões mentais, um pedaço de bom caminho, embora o lugar, a realidade, o contexto e quase tudo que o rodeava fosse cheio de pistas para chegar ao mal querer e ser. E talvez ele fosse o mais lúcido entre todos daquele lugar...

Era tão bonito quando transbordava seu "eu" através de palavras que escrevia em papéis e logo depois saia a distriuir.

"Tão mera, tão fugaz e tão inexistente é a brevidade dos dias que se levam para chegar ao que verdadeiramente não somos."

E diziam: este menino não come, vive a sonhar com palavras! A verdade é que... João vivia mais que todos. João era cheio de si, João vivia em si... era si.

E como toda criança, joão também brincava e fazia travessuras.

Todos as noites o viam correndo e tentando pegar algo que só ele mesmo via... E conversava e gritava e comemorava quando conseguia.

Perguntavam: João, que brincadeira é esta?

João: Estou brincando de pegar fadas!

E todas as noites eram assim, João brincava de pegar fadas .

Só que os Caras de preto, como assim chamava João, mas que na verdade eram os PM's que faziam a pacificação, também brincavam de pega.

E eis que certa noite, como de costume, joão tentava pegar suas fadas. E corria por todos os lados, passando pela escuridão dos becos e foi confundido como um dos alvos das brincadeiras dos PM's.

Ao amanhecer, comentavam:

- 5 tiros.

- É.

- Brincando de pegador?

- É. O PM pensou que...

- Hoje?

- Não, ontem a noite, mas encontraram hoje.

E alguém disse: João pegou tantas fadas que acabou voando, e foi embora para um de seus planetas.