MAURÍCIO

Os filhos do velho Maurício resolveram dar-lhe um presente de Natal. Eles foram até o asilo em que o antigo funcionário da Telerj morava há 3 anos. Aquele era o único dia do ano que os filhos o visitava para um modorrento passeio. Naquele dia o filho mais velho anunciava uma novidade. Todos concordaram com a idéia de repaginar o visual do velho pai. Os seus filhos achavam que as roupas do idoso estama feias e velhas, e o levaram para uma grande loja de departamentos. A loja estava lotada, mas os filhos encorajaram o velho para entrar naquele recinto. Cada escolhia uma roupa. Um trazia a camisa colorida, outro um boné, o outro uma bermuda, e o caçula escolhia um tênis. Maurício observava o vai e vem de seus filhos e não falava nenhuma palavra. As imagens que vinham a sua mente relembrava um tempo bom que passou em seu sítio. A visa simples sempre foi a sua meta. Após uma semana de trabalho desgastante Maurício se refugiava em sua pequena propriedade de dois hectares. O seu sítio tinha mangueiras, bananeiras, uma pequena plantação de feijão e um rio que cortava a propriedade ao meio. Após o descanço merecido Maurício voltava a rotina urbana e ao trânsito caótico. Quando aposentou-se, o servidor público foi morar definitivamente no sítio acompanhado com a sua esposa. Porém a sua companheira faleceu após alguns meses. Após a morte da esposa, Maurício ficou deprimido e sozinho que culminaram com um AVC que limitou-lhe os movimentos. Após este episódio os seus filhos levaram Maurício para as suas casas. Cada semana o idoso ficava hospedado na casa de um dos filhos. Porém com o passar do tempo, o seu herdeiro mais velho resolveu internà-lo em um asilo. As visitas foram constantes no início, porém em pouco tempo cessaram infelizmente. Apenas no fim do ano lembravam de seu pai. Todos estes fatos vinham a mente do ex- funcionário público e causavam uma grande saudade do passado. Ele via a loja cheia de gente procurando roupas para impressionar os outros, e pensava: - Quanta hipocrisia. Logo, um de seu filhos determinou: - Tudo certo, esta será a roupa que o papai vai usar na ceia de Natal. Então vestiram o pobre idoso com um figurino para um jovem de 20 anos. Maurício estava descaracterizado. De repente houve uma discussão entre os quatro filhos. Eles discordavam sobre a roupa do velho pai. Então começou a juntar espectadores curiosos. Durante a discussão, o velho Maurício aproveitou a distração de todos e caminhou lentamente até a porta de saída. Ele estava farto daqueles filhos interesseiros que lhe deram um grande desgosto na sua vida. Os filhos do velho servidor procuraram o pai por todo o shopping, porém sem sucesso. Nunca mais eles souberam do paradeiro do antigo servidor público. Ele foi embora para sempre.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 10/07/2016
Código do texto: T5693754
Classificação de conteúdo: seguro