O NOVO VEREADOR

Ademilson Carreirinha era um tipo folclórico da cidade de Pereiras. Ele morava com a sua mãe idosa na periferia da cidade. Este cidadão prestava serviços de todo tipo, desde capinagem, lavagem de carro a serviços de pedreiro e de encanador. Os habitantes da periferia tinha um grande aprêço pelo autônomo. Apesar de não ter uma formação escolar completa, ele usava a sua inteligência para aprender habilidades e sobreviver na vida. Ele não conheceu o pai biológico, mas a sua mãe criou o filho com muitas dificuldades. Quando era criança, Ademilson ganhou o famoso apelido por causa de sua maneira de falar rápido. Essa forma de falar disfarçava a gagueira, mas quando falava rápido ninguém percebia tal particularidade. Na escola, alguns colegas chamavam-no de gaguinho e isto enfurecia o Ademilson contantemente. As chacotas prolongaram-se a ponto de Carreirinha abandonar a escola. Aos 14 anos ele aportava defronte a rodoviária para engraxar os sapatos dos viajantes em troca de algumas moedas. Quando completou a maioridade Ademilson passou a executar tarefas para os moradores do condomínio do bairro de Noemia. Por causa da enorme popularidade do autônomo, os moradores deste bairro chique lançaram a candidatura do gaguinho a vereador. A honestidade de Carreirinha era o carro chefe de sua propaganda política. Nas eleições municipais o autonômo foi eleito com uma expressiva votação. A expectativa por um representante íntegro na câmara passou a ser uma realidade. No entanto nos primeiros meses não houve pronunciamento do novo vereador. Os eleitores cobravam projetos e ações de seu representante. Porém o silêncio passou a ser a marca registrada de Carreirinha. Certo dia, um de seus eleitores madrugou na porta do vereador. O sr Vavá foi em busca de ajuda para comprar uma nova sela para o seu cavalo. O trabalho como carroceiro não podia parar, se não ele iria passar fome. O novo vereador olhou para o seu Vavá, e disse: - Meu caro Genivaldo, não vou ajudá-lo. O papel do vereador não é fazer doações, e sim elaborar leis. O pobre carroceiro saiu triste e constrangido. No outro dia ninguém entendeu porque o novo vereador mudou a maneira de falar com as pessoas e também a sua insensibilidade diante do carroceiro. Mas souberam mais tarde que Carreirinha recebeu aulas do deputado corrupto Lins Alves. Ele recebeu aulas de retórica, porém recebeu dicas como desviar verbas, extorção a empresários e a expulsar eleitores de seu gabinete. O ex-autônomo também não gosta de ser chamado de Carreirinha, e sim de doutor Ademilson. Quanta mudança!.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 19/06/2016
Código do texto: T5672352
Classificação de conteúdo: seguro