O ACHADO

Olavo era um sujeito muito trabalhador. Ele exerceu várias funções em sua curta vida nos últimos 25 anos. Os primeiros trabalhos foi como auxiliar de coveiro, depois agente funerário, maquiador de defuntos e animador de velórios. Todas estas funções pagavam uma baixa remuneração. Mas no último ano ele conseguiu um trabalho que era muito cansativo, porém bem remunerado. Olavo estava feliz e realizado. O trabalho tinha um nome aceitável. A função de higienizador de depósitos infectos possuia um nome mais popular: O famoso "limpa fossas". O nosso personagem tinha um corpo frágil, magro, e pesava cerca de 40 quilos. Ele morava sozinho em um sobrado da rua do Aço desde a morte da mãe há cerca de seis meses. Após o enterro da mãe, este sergipano isolou-se de todos. Mas elegeu o seu trabalho como uma válvula de escape. Olavo dedicou-se aquele ofício delicado. O que lhe incomodava era o enguiço frequente do desentupidor do carro. Naqueles primeiros dias de dezembro o verão estava forte, o sol abrasador, e a umidade do ar muito baixa. Olavo fora convocado para limpar um reservatório do hospital dos militares. O sergipano chegou no horário certo e o mais rápido possível. Ele tinha ima grande admiração pelo Exército. Quando completou 18 anos se alistou nas Forças Armadas, e desejava ficar no serviço militar. No entanto foi reprovado por causa de sua baixa estatura. Ele ficou muito triste e decepcionado. Então tocou a sua vida simples e honesta. Olavo estava distraído com estes pensamentos e foi despertado pelo tenente Chaves. O militar explicou o que o sergipano iria executar naquele dia. Ele aprontou as mangueiras, e acionou os controles. Após dez minutos de funcionamento o motor parou e ainda soltou uma grande quantidade de óleo. O eficiente empregado checou o que impedia a continuidade dos trabalhos. Ele ficou furioso quando descobriu o intruso causador daquela parada forçada. No meio das peças e mangueiras havia um grosso cordão de ouro. Talvez aquele achado fosse um meio para ele mudar de vida. O sergipano ainda pensou nesta possibilidade. Mas a reação de Olavo foi curiosa. Ele jogou a jóia valiosa no meio dos excrementos, e continuou a jornada. O magro empregado tinha horror a riqueza e a objetos brilhantes.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 15/05/2016
Reeditado em 15/05/2016
Código do texto: T5636663
Classificação de conteúdo: seguro