O Apóstolo Regenerado

Quantos não seriam os meus momentos de alegria se eu tivesse vivido a minha vida de um modo diferente do que vivi? Margareth e Jéssica foram as principais testemunhas do meu passado. Quando temos dinheiro temos prestígio. As pessoas nos olham de um jeito diferente. Como estamos em um mundo material, vivendo a vida física, o que conta é a aparência. Baseado nesse modo de pensar, planejei minhas ações na certeza de que seria bem sucedido. Aquilo que vou narrar pode não ser, e com certeza não é, o que pensam alguns conservadores. Mas esses hão de convir que somos o que damos a impressão de sermos. Pelo menos é o ponto de vista da maioria, embora minha sinceridade me obrigue a não concordar. Logo, devo também ser um conservador.

Passei meses economizando o parco salário que recebia no restaurante. Eu servia as mesas. De seis da tarde até muito depois da meia noite não encontrava tempo sequer para respirar, dado ao movimento alucinante. Eu corria entre as mesas, servindo a multidão de turistas que me solicitavam. No meio da madrugada debruçava-me sobre os livros na busca do conhecimento das estratégias que envolviam o meu projeto. Não foi fácil, mas eu já estava prestes a conseguir. Adquiri, com o dinheiro acumulado os cinco ternos de que iria precisar; um para cada dia da semana. No fim de pouco mais de um ano já me considerava preparado e pedi demissão da empresa. Mantinha segredo do que faria exatamente, mas dei algumas justificativas para o meu desligamento, o que deve ter convencido aquele que me havia contratado.

- Está certo de que é isso mesmo o que quer? Depois de todos esses anos e exatamente agora que está para ser promovido. Deve estar ciente da dificuldade que é chegar aonde chegou e como é disputado o seu cargo.

- Sim, meu amigo. Reconheço e agradeço profundamente o que fez por mim; pode preencher a função quando quiser. O que tenho em mente supera todas as minhas expectativas profissionais. Foram anos de estudo e pesquisa. E, o mais importante, as pessoas esperam por mim. Não viso só o dinheiro; quero ir muito mais longe.

- Não compreendo bem. O que pretende, exatamente?

- O senhor verá; ainda vai ouvir falar de mim. É tudo o que posso dizer no momento.

Toquei o meu projeto. Vou falar agora sobre o que tinha em mente e como tencionava pô-lo em execução.

Eu conheci Jéssica durante um culto religioso em sua cidade. Nunca fora afeito a frequentar igrejas pela simples falta de inclinação para tal. Mas fui parar nas dependências de um belo templo ao ter que encontrar-me com um cliente interessado em fechar comigo um negócio. Na ocasião, a única forma de falar com ele era ao término de um culto que ele presidia como pastor.

Enquanto aguardava no pátio ia estudando as fisionomia dos que estavam a minha volta e via como pareciam felizes aquelas pessoas. Uma moça veio ao meu encontro enviada por meu cliente. Tratou-me com simpatia; absorveu-me totalmente com sua conversa que não senti o transcorrer de quase uma hora de espera. Parecia um encontro marcado pelo destino, pois que resultou em outros e mais outros, até que nos tonamos marido e mulher. Foi por intermédio de Jéssica que me aprofundei em assuntos de fé.

Por mais bem sucedido que eu fosse na área que abracei, relativa a consultoria e vendas, nunca chegaria aos pés dos responsáveis pelas igrejas que eu visitava. Eram eles o principal filão do meu negócio. Quem eram aqueles homens? Como chegaram a obter suas fabulosas fortunas? Segundo opiniões vigentes no seio da sociedade, não passam de charlatães que se aproveitam da boa-fé das pessoas. Mas qual era a verdadeira intenção deles? Queriam enriquecer unicamente? Nada mais lhe importava além de ganhar muito dinheiro? Isto passou a me interessar. Então decidi trilhar o mesmo caminho. Contei com Jéssica em quase todos os pormenores. Ela me ajudou intensamente.

Minha fé não passava de algo vazio, sem base. Mas eu tinha inteligência, era hábil com as palavras. E um grande orador. Estudava as escrituras como quem buscava obter conhecimentos técnicos sobre a arte de convencer. Comecei a ter tremendo sucesso. As pessoas se reuniam a minha volta com grande interesse e se mostravam satisfeitas com os meus sermões. Assim fui me expandindo, criando igrejas e templos que já atravessavam fronteiras. Meu círculo de amizades tornou-se gigantesco e minha conta bancária crescia de forma impressionante. Tornei-me muito rico e respeitado aonde quer que fosse.

Contudo, não era de todo feliz. Visava lucros em tudo que empreendia. Abraçara a causa religiosa não para guiar os outros para a felicidade, mas para o meu próprio benefício material. Jéssica notava isto no meu modo de me referir a ofertas. Eu podia convencer um fiel inocente, mas nunca a ela. Em nossas discussões jogava isto na minha cara.

- Dinheiro! É tudo que pensa você. Nunca se preocupa com o verdadeiro bem estar do ofertante, mas com o seu.

Abstinha-me das visitas a hospitais, dos retiros para a elevação do espirito. Limitava-me exclusivamente a pregar, a convencer fieis da existência de um Deus e de uma vida eterna que, para mim, era incerta e ilusória. Mas este meu modo de agir não deixaria de trazer consequências. A frieza da minha alma e a falta de sinceridade no meu coração iam fazendo de mim um ser calculista, um marido desconfiado e um pastor arrogante e impaciente nos detalhes fundamentais da obra de salvação. Como não podia deixar de ser, caindo o líder, caem os seus seguidores. E eu me vi derrotado em pouco tempo. Todos os dirigentes, baluartes do meu sucesso, testemunharam a minha fraqueza e falta de fé. Acabaram-se indo, um a um. Eu achava que meu caso estava perdido quando surgiu Margareth em minha vida.

Eu já vinha separado de Jéssica há quase dois anos e exercendo meu antigo cargo de vendas e consultoria quando conheci Margareth. Custei a ela me apegar; não por não amá-la. Pelo contrário, estava perdidamente apaixonado. Era a vida religiosa que me enchia de medo ao relembrar o passado. Mas, tão doce e paciente foi Margareth que eu me entreguei, por fim. Finalmente, encontrei o caminho. Como simples ovelha, sigo o caminho da fé e do amor sinceros. Sou outra pessoa. Não vivo da fé, mas para ela. Posso dizer que renasci para o espirito de Deus com toda força de Minh'alma. Creio nos que me guiam e oro para que encontrem o caminho da luz sem precisarem, como eu, trilhar atalhos escuros.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 11/05/2016
Código do texto: T5632854
Classificação de conteúdo: seguro