AS COISAS SEM IMPORTÂNCIA TEM PODER SOBRE O FUTURO.

POR BETO RAMI.

MUITAS VEZES NÃO PERCEBEMOS,MAIS ATE AS COISAS SEM IMPORTÂNCIA TEM PODER SOBRE O FUTURO.

E ESTIVE REFLETINDO SOBRE ISSO.

QUEM LIGA O RÁDIO HOJE E OUVE PROGRAMAÇÕES IGUAIS EM FREQUÊNCIAS DIFERENTES .

ONDE TOCAM A MESMA MUSICA DE DEZ EM DEZ MINUTOS E ONDE LOCUTORES DISPARAM ASNEIRAS A TORTA E A DIREITA.

NÃO IMAGINA QUE ANTIGAMENTE TÍNHAMOS QUE DECIDIR AO LIGAR O RÁDIO QUAL FREQUÊNCIA QUERÍAMOS OUVIR.

HAVIA ONDAS MEDIAS,ONDAS CURTAS E FREQUÊNCIA MODULADA E OUTRAS QUE NÃO LEMBRO MAIS AS SIGLAS .

DURANTE A MADRUGADA ERA POSSÍVEL OUVIR RÁDIOS DE OUTROS ESTADOS E ATE OUTROS PAÍSES ASSIM COMO A ÁUSTRIA ENTRE OUTRAS .

HAVIA TODO TIPO DE PROGRAMAÇÃO PARA TODOS OS TIPOS DE GOSTO.

HAVIAM EMISSORAS LIGADAS A EDUCAÇÃO ONDE PROFESSORES LEVAVAM UM POUCO DA SALA DE AULA A QUEM NÃO PODIA FREQUENTAR,ONDE A CULTURA FICAVA A DISPOSIÇÃO DE TODOS.

HAVIAM RÁDIOS COM PROGRAMAÇÃO CAIPIRA DE RAIZ E DE BOA QUALIDADE ,MUSICAS QUE TOCAVAM A ALMA DO SERTANEJO SEM FALAR DE C.C.OU SEJA CORNO E CACHAÇA TAO EM VOGA HOJE .

HAVIA A RÁDIO EVANGÉLICA ONDE UM PASTOR CITAVA PASSAGENS DA BÍBLIA E FAZIA ORAÇÕES E PREGAÇÕES ELOQUENTES ATE SUA VOZ FICAR ROUCA,ALGUNS CHEGAVAM ATE A FALAR EM LÍNGUAS DURANTE A PROGRAMAÇÃO E NÃO HAVIA TANTOS SEGUIMENTOS EVANGÉLICOS COMO HOJE,NEM COMPETIÇÃO .

TINHA A RÁDIO COM PROGRAMAÇÃO NORDESTINA COM HISTORIARIAS E MUSICA DO NORTE E NORDESTE.

ONDE OUVIA-SE MUITO LUÍS GONZAGA,CONTOS DE PADRE CÍCERO ENTRE OUTROS PADROEIROS,OU MÍSTICOS COMO ANTÔNIO CONSELHEIRO E CANGACEIROS COMO LAMPIÃO E CORISCO .

TINHAM TAMBÉM AS RÁDIOS POPULARES COM PROGRAMAÇÃO VARIADAS ONDE A MUSICA POPULAR TOCAVA E LOCUTORES CONTAVAM HISTORIAS ENVIADAS POR SUPOSTOS OUVINTES E ATE MESMO FAZIAM ORAÇÕES PARA BEATAS DEVOTAS QUE COLOCAVAM UM COPO COM ÁGUA SOBRE O RÁDIO.

TINHAM TAMBÉM AS FOFOCAS E TITITIS SOBRE AS SOCIALITES,PANTERAS E ARTISTAS.

TINHA A COLUNA SOCIAL ONDE HAVIAM DESFILE DE SOBRENOMES FAMOSOS À ÉPOCA.

TÍNHAMOS MUSICA CLÁSSICA NAS RÁDIOS,BOLEROS,VALSAS E TODO TIPO DE MUSICA PARA TODO TIPO DE PESSOA.

TÍNHAMOS TAMBÉM AS RÁDIOS COM PROGRAMAÇÕES POLICIAIS ONDE TRÁGICOS CRIMES ERAM NARRADOS POR RADIALISTAS QUE DRAMATIZAVAM AO EXTREMO E QUE ERAM AMADOS E ODIADOS PELOS OUVINTES.

CASOS ONDE O JUSTICEIRO ERA O HERÓI E O BANDIDO, DEPENDENDO DA VISÃO DO LOCUTOR.

E ONDE PESSOAS COMUNS ERAM TRANSFORMADAS EM VITIMAS E CARRASCOS,SANTOS OU DEMÔNIOS.

NÃO SE FALAVA EM TRAFICANTE NAQUELA ÉPOCA.

O VILÃO ERA O CONTRAVENTOR,O BICHEIRO OU O CONTRABANDISTA.

NAS RÁDIOS DE NOTICIAS,A NOTICIA ERA VEDETE.

E ERA APENAS CONTADA ,NUNCA COMENTADA COMO HOJE POR PESSOAS COM OPINIÕES DÚBIAS.

AH!SIM ,QUASE IA ESQUECENDO ,HAVIA TAMBÉM A DE CUNHO ESPORTIVO.

ONDE O FUTEBOL ERA NOTICIA O TEMPO TODO,COM OS BASTIDORES DOS CLUBES.

NÃO HAVIA QUASE FUTEBOL AO VIVO NA TV ,ERA TUDO NO RÁDIO ONDE A IMAGINAÇÃO DO LOCUTOR LEVAVA AO DELÍRIO O TORCEDOR COM FRASES DE EFEITO E JARGÕES PEGAJOSOS REPETIDOS O TEMPO TODO.

AH,E NINGUÉM SABIA O TIME AO QUAL O PROFISSIONAL ESPORTIVO TORCIA .(DIFERENTE DE HOJE ONDE O COMENTARISTA TORCE PARA UM TIME E SÓ FALA NELE E NÃO RESPEITA O OUVINTE QUE TORCE PRO OUTRO CLUBE.)

NA VERDADE SÃO TORCEDORES NÃO COMENTARISTAS POIS QUANDO ABREM A BOCA SÓ FALAM DISPARATES,COM COISA QUE O TORCEDOR É BURRO E NÃO VÊ QUE ESTÃO GANHANDO PARA FALAR DE DETERMINADO CLUBE OU JOGADOR.)

NAS RÁDIOS AM HAVIAM DUAS EMISSORAS QUE ERAM AS MAIS OUVIDAS (EM SÃO PAULO)RÁDIO GLOBO E RÁDIO AMÉRICA.(A RECORD TAMBÉM ERA BEM OUVIDA.)TODAS COM BASTANTE APELO POPULAR E COM LOCUTORES CARISMÁTICOS .

MAIS ENQUANTO A RECORD E A GLOBO TINHAM O MESMO ESTILO DE PROGRAMAÇÃO.

A RÁDIO AMÉRICA TINHA UM ESTILO PRÓPRIO E REVOLUCIONÁRIO.

JÁ NA FM A PROGRAMAÇÃO FICOU DIFERENCIADA DA AM .A MUSICA INTERNACIONAL TINHA MAIS ESPAÇO OU TODO ELE.

O POP E O ROCK ESTAVAM EM EVIDENCIA ASIM COMO A MPB.

MAIS LOGO VEIO UMA RÁDIO (JÁ EXTINTA.)QUE MUDOU TUDO.(PRA PIOR)

ERA A RÁDIO CIDADE.ELA TROUXE PARA A FM UM UMA PROGRAMAÇÃO POPULAR COM LOCUTORES COM VOZ E PROGRAMAÇÃO DAS RÁDIOS AM.

E FEZ TANTO SUCESSO QUE NÃO DEMOROU PRAS OUTRAS SEGUIREM A FORMULA.(ERA A RADIO AMÉRICA DA FM.)

LOGO A MUSICA SERTANEJA MORREU E FOI SUBSTITUÍDA PELA POPULAR TAMBÉM CHAMADA DE MUSICA DE ZONA.(DEPOIS REBATIZADA DE BREGA.)E QUE RECEBIA AGORA O NOME DE SERTANEJA POIS AGORA ERA CANTADA EM DUPLA .

AS MUSICAS EM FORMATO POPULAR (DE ZONA.)FORAM REGRAVADAS COMO SERTANEJA OU SAMBA .(O SAMBA TAMBÉM MORREU.)DANDO LUGAR AO SAMBANEJA.

ERA A MESMA FORMULA MUSICAL ARRANJADAS DE ACORDO COM A DUPLA OU GRUPO(SAMBA.)

ERA POSSÍVEL OUVIR A MESMA MUSICA EM VERSÃO SAMBA OU SERTANEJA.

VEIO A NOVA MUSICA BAIANA FEITA PARA O CARNAVAL (TENTAVA IMITAR O REGUIE.)COM REFRÃO FÁCIL E LETRA MALICIOSA COLOCARAM-NA SOBRE O TRIO ELÉTRICO E DERAM O NOME DE AXÉ (ADEUS DODO E OSMAR.)

O CARIMBÓ FOI REBATIZADO DE LAMBADA E VIROU INTERNACIONAL COM SEU RITMO SENSUAL E LIBIDO.

E DEPOIS OUTRAS SEM CONTEÚDO ONDE A BUNDA TOMOU O LUGAR DO TALENTO.NÃO SE SABIA O NOME DO CANTOR OU DA MUSICA ,SÓ DA DANÇARINA.

A POESIA DEU O LUGAR A BORDÕES GRITADOS ATE HOJE COMO.(TIRA O PE DO CHÃO! JOGA AS MÃOS PRA CIMA!OU DESCE,DESCE ,DESCE ORDINÁRIA !)

E MUITAS OUTRAS FRASES DE CUNHO INTELECTUAL.

TROUXE TAMBÉM UMA PRATICA CHAMADA JABÁ ONDE A MUSICA MAIS TOCADA, NÃO ERA A MELHOR E SIM A QUE PAGAVA MAIS PARA TOCAR.

COM TANTAS MUSICAS E ARTISTAS SEM QUALIDADE SÓ PAGANDO.

OS POETAS FORAM TROCADOS POR PICARETAS QUE SÓ FALAM DE CAMA,CANA E SACANA.

GRAVADORAS COMPRARAM HORÁRIOS NOS RÁDIOS E NAS TVS E EMPURRAM SEU LIXO POR NOSSOS OUVIDOS.

E ISSO DURA JÁ HA MAIS 30 ANOS.

ONDE O MESMO FORMATO MUSICAL É RECICLADO DE ACORDO COM O MOMENTO .

PARA ALCANÇAR OS JOVENS CHAMAM DE UNIVERSITÁRIO.

SERTANEJO UNIVERSITÁRIO ,FORRO UNIVERSITÁRIO,SAMBA UNIVERSITÁRIO,FUNK UNIVERSITÁRIO .(OPA,FUNK UNIVERSITÁRIO,AI È DEMAIS.NEM FALO SOBRE ESSE ESTILO POR NÃO SER MUSICA.(TIM MAIA E JAMES BROWN QUE VIREM-SE EM SEUS CAIXÕES AO OUVIR ISSO.)

HOJE TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO SEGUEM O MESMO FORMATO.(A RÁDIO AM MORREU.)

ACREDITO QUE A MAIORIA DE VOCÊS ADORAM ESSE FORMATO DE PROGRAMAÇÃO DAS RÁDIO DE HOJE EM DIA .HOJE NÃO SE PRECISA MAIS DE GRAVADORA BASTA TER DINHEIRO E COMPRAR UM ESPAÇO NAS RÁDIOS

MAIS MUITOS DE VOCÊS DIRÃO NOS ADORAMOS ESSAS MUSICAS E ARTISTAS.

POIS É,

QUE PENA,O FUTURO LAMENTARA E MUITO.ASSIM COMO EU LAMENTO POR TUDO ISSO QUE FALEI.

ESTAMOS REGREDINDO OU ESTACIONADOS NO LIXO.

E ISSO É MUNDIAL,ESTÃO NOS DEIXANDO BURROS PARA MELHOR NOS CONTROLAR E USAM A MÍDIA PRA ISSO.

O MUNDO NOS QUER BÊBADOS,DROGADOS E DIVIDIDOS,CORNEANDO UNS AOS OUTROS.

DEPOIS NÃO ADIANTA RECLAMAR SE SEU FILHO VAI MAL NA ESCOLA.(QUE JÁ NÃO TEM QUALIDADE .)ELE PREFERE IR AO FUNK.(O FUNKEIRO É BURRO MAIS RICO.)

O HONESTO HOJE É CHAMADO DE OTÁRIO O TRAFICANTE É O HERÓI DA FAVELA.HOJE TEM DE TER OSTENTAÇÃO CELULAR ,TÊNIS E BONÉS CAROS E PASSAR POR DEBAIXO DA BORBOLETA DOS ÔNIBUS.POR NÃO TER DINHEIRO.

AS MENINAS ADORAM ESSES TIPOS DE BAD BOY COM QUADRADAS NA MÃO EM FOTOS DE FACEBOOK .

NOVINHAS QUE ANTES BRINCAVAM DE BONECAS HOJE ARRASTAM FILHOS MUITOS SEM PAI.(FILHOS DA VÓ)

HOJE QUASE É REGRA.

MARIDO NO BAR BÊBADO GASTANDO OQUE NÃO TEM E SUA ESPOSA NO FORRO OU RANCHO SERTANEJO.

ONDE AS VIDAS VAZIAS SÃO CHEIAS DE ILUSÃO.

VOCÊ NÃO PERCEBE,MAIS SÃO AS PEQUENAS COISAS QUE FORMAM AS GRANDES.

POR ESSE ERRO COMETIDO NO PASSADO E`QUE SOFREMOS HOJE ENTÃO COMO SERÁ O AMANHA SE NÃO MUDARMOS O HOJE!

JÁ NÃO ACREDITAMOS MAIS EM NADA.SE VEMOS UM PEDINTE NÃO DAMOS ATENÇÃO ,SE VEMOS UM DOENTE VIRAMOS O ROSTO ,SE VEMOS UM CAÍDO NA CALCADA PASSAMOS POR CIMA OU DESVIAMOS.

O FILHO ESTA COM FOME E O PAI NO BAR TOMANDO CERVEJA OU CACHAÇA E PAGANDO PROS AMIGOS.(DE BAR É CLARO.)(PINGA NI MIM,PINGA NI MIM.)

PROCURA A MÃE ESSA ESTA DE SHORTINHOS SABE-SE LÁ ONDE.(AFINAL NINGUÉM PAGA SUAS CONTAS.)

SÃO COPIAS DE CARLA PERES,XUXAS E OUTRAS BUNDAS AO QUAL SUAS MÃES OUVIAM E ADMIRAVAM.

FOMOS CRIADOS VENDO PICA PAU,PERNA LONGA E ZÉ CARIOCA ENTRE OUTROS PERSONAGENS MAU CARÁTER QUE SÓ TIRAVAM PROVEITO DOS OUTROS.(VEJA QUE HOJE NOSSOS AMIGOS,POLÍTICOS E PROFISSIONAIS DE TODOS OS SETORES NÃO SÃO DIFERENTE DELES..)

HOJE TEMOS DE ACHAR TUDO NORMAL E SE VOCÊ PENSA DIFERENTE È HOMOFÓBICO,PRECONCEITUOSO,ANORMAL E DEVE SER BANIDO DA SOCIEDADE POIS É DOENTE.(VOCÊ É OBRIGADO A ACEITAR OQUE OS OUTROS PENSAM, MAIS ELES NÃO SÃO OBRIGADOS A ACEITAR O QUE VOCÊ PENSA.)

NÃO QUEREM QUE VOCÊ LEIA,O PAPEL HOJE SÓ PRA EMBRULHO.

LOGO NINGUÉM MAIS SABERÁ USAR UMA CANETA.(NÃO SOU CONTRA O PROGRESSO E SIM FAVOR DO BOM SENSO.UM ERRO NÃO CONSERTA UM OUTRO ISSO QUE EU PENSO! JÁ DIZIA O POETA.)

ESTIVE AQUI FALANDO DO PASSADO .MUITOS DIRÃO;QUEM VIVE DE PASSADO È MUSEU.

MAIS É BOM LEMBRAR QUE FOI ASSIM QUE GRANDES IMPÉRIOS RUÍRAM.(GREGO E ROMANO QUE DESCANSE EM PAZ.)

BEM JÁ FALEI DEMAIS BRIGADO PELA ATENÇÃO .

(O FUTURO SEMPRE REPETE O PASSADO.)POR ISSO ELE NUNCA CHEGA.

E NINGUÉM VÊ O AMANHA.(ELE NUNCA CHEGA.)

POR ISSO O HOJE É TÃO IMPORTANTE.PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ DA A SEU FILHO E CUIDADO COM OQUE VOCE OUVE.

.