ATITUDE INCORRETA

Leandro trafegava o seu veículo por uma estrada de barro em direção à cidade de Taquaritinga do Mato. Ele observou nas margens desta estrada muitas palhoças com iguarias à venda. Ali tinham frutas variadas como bananas, mangas, e castanhas de caju. Defronte as palhoças haviam vários casebres construídos com massapê e cobertos por palhas de coqueiro. A estrada era cheia de ondulações e pedregulhos. De repente, Leandro ouviu um estrondo forte. O pneu estourado obrigou ao médico parar próximo a uma destas palhoças. Após alguns minutos ele conseguiu trocar o pneu a duras penas sob o forte calor. Ele caminhou em direção ao casebre e comprou uma garrafa de água mineral. O médico observou uma mulher grávida com dois meninos agarrados à sua saia, ambos com cinco ou seis anos. O aspecto sofrido da mulher provocou um grande pesar em Leandro. Ele deu uma nota graúda, deixando o troco para a pobre mulher. Quando entrou no carro ele não encontrou o celular. Então retornou imediatamente ao casebre a procura de seu celular. O aparelho telefônico estava com a tal mulher. Porém a grávida condicionou a devolução a um pagamento de vinte reais. Leandro condenou a atitude incorreta da mulher. Ele discutiu, praguejou, esperneou, mas pagou a quantia exigida pela grávida. O médico falou cobras e lagartos para ela e em algum momento desejou uma má sorte para o futuro rebento. Quando saiu, ele escutou o pedido da mulher ao filho para comprar arroz e meia dúzia de ovos. O menino balbuciou algumas palavras como a primeira refeição do dia. Leandro emocionou-se com aquela situação e deu a sofrida mulher uma quantia para a compra de uma cesta básica. Ele refletiu: - Ás vezes condenamos algumas atitudes consideradas incorretas. No entanto não avaliamos as causas que levaram as pessoas a agir desta forma. A fome não respeita leis, nem convenções sociais. Leandro seguiu o seu caminho em direção a cidade para assumir o posto de obstetra do único hospital daquele lugar e em breve encontraria com aquela grávida novamente. O destino reservaria um novo encontro entre os dois.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 30/04/2016
Código do texto: T5621128
Classificação de conteúdo: seguro