Par-ou-Ímpar

Dois cavalheiros aguardam silenciosamente o elevador.

...

O elevador finalmente chega:

-Por favor.

-Eu insisto.

-Não, você primeiro.

-Você.

-Vamos tirar no par ou ímpar. Par!

-Ímpar.

-Deu 4, ganhei, você primeiro.

-Pera, eu achei que quem ganhou fosse primeiro.

-Não, o vencedor ganha a oportunidade de deixar o outro ir à frente.

-Pô, se eu soubesse, teria colocado 6 ao invés de 5.

-Eu tava esperando um 6 pra falar a verdade, mas no último instante fui de menos 1 mesmo.

-Menos 1 sempre é uma boa nessas situações.

-É, o curso realmente tem valido a pena.

-Você fez aula de par-ou-ímpar?

-É uma curso de iniciação para jogos de dualidade simultânea.

-O que mais aprendeu fora par-ou-ímpar?

-O curso consiste em 12 aulas, cada uma ensinando os conceitos básicos de doze tipos de jogos diferentes.

-Bacana, fala mais, quero aprender alguns desses outros.

-São vários! Tem o cadeira-ou-poltrona, onde ganha quem sentar primeiro no móvel que ele escolher. Então você tá no ônibus jogando cadeira ou poltrona com alguém, vale mais a pena falar cadeira nessa situação. Agora imagina você tá numa loja de poltrona, a estratégia é completamente diferente.

-Verdade, faz sentido.

-Outro que eu gosto bastante é o grosso-ou-fino. Funciona assim: ambos jogadores falam "grosso- ou-fino" pro outro alternadamente, até sair o vencedor. Vence quem falar "grosso" mais grosso ou "fino" mais fino. No entanto, o interessante é que a maior parte dos jogos são decididos por quem consegue falar o "ou" mais mediano entre grosso e fino.

-Entendi.

-Tem alguns menos complexos também, mas mesmo esses tem estratégia envolvida. Tipo o dia-ou-noite. Nesse ganha quem acertar se no momento está dia ou noite. É um pouco mais monótono que os outros, já que a maior parte dos jogos dão empate. Então o que muitos jogadores experientes fazem é trancar o oponente num quarto sem janelas por semanas e finalmente desafia-los: a porcentagem de acerto cai de 99% pra 50%. Outra estratégia é entrar em sites de jogatinas online de dia-ou-noite e torcer pra cair contra um jogador internacional. É um dos poucos jogos que resultam numa situação de win-win.

-Interessante esse, agora por exemplo são 3 da tarde aqui no horário de brasília, então está dia, talvez eu consiga ganhar de um oponente que não tenha essa informação, como um chinês.

-Exato, você está aprendendo! Alguns jogos vão até pro campo da meta-física. No sonho-ou-realidade por exemplo, ganha quem acertar se isso é um sonho ou a realidade. Vamos lá: sonho-ou-realidade?

-Hum, realidade.

-Eu acho que é sonho. Então, no momento você está ganhando. Mas imagina que de repente você acorda e descobre que toda essa conversa era um sonho? Nesse caso você teria perdido e eu ganhado. Essa é a graça do jogo:, mesmo que você tenha ganhado ou perdido, não dá muito pra saber! Tem até um famoso caso de um ex-campeão de sonho-ou-realidade que perdeu todos seus troféus quando acabou acordado de um sonho no qual ele tinha jogado e apostado em sonho, num looping de mais de 17 etapas de sonho-ou-realidade. Acordou perdendo todas assim que acordou. Por isso é importante variar a estratégia.

-Animal! To até pensando em me inscrever no próximo. Agora, e dois-ou-um, você não aprendeu?

-Dois-ou-um?

-É. Sabe aquele que ou você coloca 2 ou coloca 1?

-Ahhh! 2-ou-1! Sei sim, eu não sabia que ele era chamado assim também, sempre chamei de 2-ou-1.

-É, na minha cidade chamam de dois-ou-um mesmo.

-Interessante essa diferença, de onde você é?

-Eu nasci na ensolarada 25/12.

-Fui pra lá verão passado, é uma cidade incrível.

-É mesmo.

.

Entraram no elevador e subiram até seus designados andares silenciosamente.

Adimplencia
Enviado por Adimplencia em 01/04/2016
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