C3 NOKIA

Eu nasci como um dos maiores projetos do ano. A minha versão foi a mais nobre de todas as outras existentes na época. Os meus criadores fizeram uma propaganda muito intensa. Eles usaram jornais, revistas, emissoras de tv e as redes sociais. O sucesso foi imediato. O resultado das vendas foi estrondoso. Os usuàrios exibiam orgulhosamente os protótipos aos seus familiares. Um aparelho com um sistema operacional moderníssimo que acessava a Internet e com um espaço interno de 55 Mb de memória. A propaganda exaltava também o novíssimo teclado QWERTY, entre outras novidades. Naquele tempo fui capaz de aproximar as pessoas, tanto amigos, quanto inimigos. Os casais usavam-me como intercessor de suas conversas, brigas e chiliques. Eu fiz muitas pessoas rirem ou chorarem ao mesmo tempo. Quando os usuàrios queriam registrar os seus momentos, ali estive presente. As minhas teclas acessavam assuntos confidenciais, fotos inocentes ou comprometedoras. Eu toquei os maiores sucessos da época, outros nem tanto. O tempo passou e percebi o surgimento de tecnologias mais avançadas do que a minha. Mas tinha a esperança de uma convivência democrática com elas. A todo momento escutava termos estranhos e complicados de pronunciar claramente. Um dos nomes mais usados na época foi a palavra Android. Vi que eles eram concorrentes fortes e capazes de acesso à Internet mais rápido. A tecnologia era tão avançada que até o teclado destes aparellhos vinha embutido em suas carcaças. Um simples toque com os dedos acessava o mundo. Então ocorreu o que eu mais temia: A obsolência. As pessoas começaram a me guardar dentro de gavetas de armários e escrivaninhas. Elas desligaram as minhas funções e aos poucos o meu sinal de vida foi desativado. Então finalmente reconheci que estava ultrapassado. Hoje me encontro em meio a outras peças esquecidas e ultrapassadas. Outro dia travei um diálogo com um dos meus ídolos: o Nokia Xpress Music. Este é também um dos aparelhos obsoletos. Eu sou aquele que nos dias festivos fui anunciado como o espetacular C3 NOKIA. Aqui dentro de uma velha gaveta recordo os melhores momentos vividos em minha curta carreira de aparelho móvel.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 22/03/2016
Reeditado em 22/03/2016
Código do texto: T5582090
Classificação de conteúdo: seguro