HISTORIA DO RECIFE

Sua história se iniciou em 1534 juntamente com as capitanias hereditárias. A cidade era usada como porto para carregar a produção local e receber outras da metrópole. Seu nome foi dado pela grande quantidade de recifes no litoral da região.

Em 1630, os holandeses vieram para o Brasil atraídos pela cana-de-açúcar e se firmaram em Recife. Sete anos depois o conde Maurício de Nassau assumiu o governo e evoluiu a cidade. Planejou e traçou ruas, construiu pontes, trouxe arquitetos, engenheiros e paisagistas da Europa a fim de melhorar a aparência da cidade. Pode-se observar a arquitetura desse povo pelas construções ainda presentes na cidade.

Em 1654, período em que os holandeses foram expulsos de Recife, a cidade já era um entreposto comercial então os senhores de engenho se mudaram para Olinda. Com a rivalidade das cidades que se iniciou quando Olinda era capital de Pernambuco e quando os holandeses preferiram Recife à capital, originou a Guerra dos Mascates.

Em 1848, a cidade já era um pólo comercial e cultural de toda a região Nordeste e logo se tornou um centro distribuidor.

No século XX, Recife foi impulsionado por grandes indústrias que se instalaram em seus pólos se tornando a maior atividade da cidade. Hoje, Recife é o segundo maior pólo médico do país e uma das cidades mais visitadas por turistas. Recife adaptou sua infra-estrutura para receber as pessoas que chegam de toda parte do país e fora dele.

Sua cultura é baseada na mistura da Europa, da cultura indígena e negra que trouxe um patrimônio rico e diversificado à cidade.Um marco de Recife é o carnaval da cidade marcado pelo frevo e o maracatu que invade as ruas da cidade com foliões fantasiados e com um típico desfile de carros antigos. Acontece na segunda-feira de carnaval a Noite dos Tambores Silenciosos.

Obs: O Recife hoje é um lugar bem constituído e bem reformado que passou por uma grande construção devido ao tempo que foi uma eterna realização de lembranças de um tempo que ficou na historia de um povo rico e modesto que sabe amar seu país e lutou pela sua grandeza e desenvolvimento com politicas, culturas e reformas que deram qualidade de uma vida que hoje costumamos dizer que somos Recifenses e que estamos plenamente satisfeitos e que moramos em uma cidade que amamos muito e é o nosso mundo. Obrigado a todos e um grande abraço!

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 12/03/2016
Reeditado em 25/10/2022
Código do texto: T5571107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.