O CAPIXABA

Honorato foi um típico cidadão brasileiro. Um homem honesto e íntegro e nunca desistiu de seus sonhos. Mas nada deu certo. O capixaba já nasceu muito doente e raquítico. Neste período não havia as doenças atuais como Dengue, Zica, entre outras. A única doença grave de sua época foi a Malária. O jovem Honorato venceu a temível doença. Ele cresceu saudável em um lar com mais 13 irmãos. O passo seguinte em sua vida foi muito difícil: a escola. O capixaba repetiu várias vezes as mesmas séries na escola e aprendeu apenas a soletrar algumas palavras. Os professores ficaram sensiblizados com a a sua deficiência. Eles aprovaram o aluno nas principais matérias. As dificuldades aumentaram na adolescência quando foi para umça escola maior. A rigidez e a cobrança foram enormes no que chamamos hoje de ensino médio. O aluno que recebesse uma nota menor que 08 não seria aprovado. Honorato, coitado, não passava da nota cinco. Então ele saiu da escola e desistiu dos estudos. O mais importante era aprender a ler alguma coisa. Assim diziam os seus pais. O capixaba já estava com seus 17 anos. Ele alistou-se no serviço militar. Mas não foi aprovado em um primeiro momento. A desistência de um recruta favoreceu a sua entrada nas Forças Armadas. A farda verde oliva transformava o quase analfabeto em autoridade. Em todo o lugar que ele frequentava Honorato era respeitado e admirado. Mas quando parecia que iria prosperar finalmente houve um fato inesperado. A Ditadura Militar transformou o nosso soldado em bode expiatório. Ele fora acusado de torturar presos. O capixaba passou cinco anos na prisão. Após a Anistia, Honorato recebeu a liberdade. Na saída do presídio, um advogado o esperava com uma boa notícia. Ele herdaria toda a fortuna composta por fazendas no Mato Grosso do Sul. O capixaba partiu para àquela região imediatamente. O seu tio estava doente e após redigir o testamento faleceu repentinamente. Honorato foi recebido com muita festa pelos funcionários de uma das fazendas. Todos queriam conhecer o futuro patrão. Após tomar posse dos bens o capixaba foi comunicado que todas as fazendas estavam sob leilão para pagar dívidas de seu tio. Ele voltou a estaca zero novamente. Aos 22 anos parecia que iria desistir de tudo. Mas surgiu uma nova oportunidade. O garimpo de Serra Pelada estava em pleno vapor. Honorato iria finalmente ficar rico, e desta vez tudo seria perfeito. O capixaba garimpou sol a sol, mas o que encontrou foi muito cascalho. Todavia não desistiu daquela aventura, pois soube da descoberta de um novo veio de ouro. Durante aquela corrida ao ouro, houve um conflito entre os mineiros. Ali ocorreu um tiroteio e uma bala atingiu sabe quem?: Honorato. Ele caiu, e ferido, ainda disse: - Taí uma coisa que deu certo em minha vida: a morte. O capixaba, finalmente obteve alguma coisa em sua infeliz vida: a sua própria morte.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 01/03/2016
Reeditado em 01/03/2016
Código do texto: T5560604
Classificação de conteúdo: seguro