O fazendeiro

A noite começava a cair fazendo as sombras se espalharem aos poucos sobre a mata em volta da casa da fazenda.O guardo já estava resguardado no curral, as galinhas nos poleiros e o cão Bola, dormindo enrroscado aos pés do seu dono.Tudo em paz!Menos na alma de Francisco, um emaranhado de sentimentos o faziam sofrer.O silencio o atormentava ainda mais, logo ele que sempre apreciara a tranquilidade.A vida vai mesmo mudando , tão depressa que, muitas vezes não percebemos e, quando caímos na realidade uma dor, assim como um punhal penetrando na carne, ela fere o nosso ego mais profundo.Dor de amor, quem nunca sentiu? Com ele foi assim, sempre muito confiante na sua vida de homem rico, dono de muitas terras, respeitado, como podia pensar que não era amado como pensara ser?

Tereza parecia ser uma boa moça, tranquila, bonita, simples e cordata.Sempre acatara as vontades dele, assim como dizendo|:sim meu senhor! Moça pobre, cuidando de sua vida humilde, o encontro com Francisco deveria ter sido assim como um sonho. Francisco sempre se achara o dono dela, tinha muito a oferecer, e ela aceitou.O pai de Tereza, orgulhoso dos fatos encantou-se com tudo, ganhou uma casa muito melhor, algumas rezes para o seu pequeno pasto, o título de sogro do homem mais rico do lugar.Tudo nos conformes.Tereza sempre meio calada, sorrindo quando era hora, chorando de portas fechadas.O tempo passando , a vida seguindo.Francisco feliz, juntando seu dinheiro e vendo suas terras e a criação aumentarem.Para que mais?O filho que teria que ter vindo, não veio, mas isso, para ele não fazia diferença, o corpo bonito de Tereza não conseguira gerar, ou seria o dele? Nada de preocupações, ainda haveria muito tempo.O sogro sempre bajulando, Tereza cuidando de tudo, o casarão em ordem , a cozinha farta em dia, a vida vazia...e assim eles iam, para o homem tudo bem, para a mulher, não sabia.

Francisco não precisava de mais nada.Ele sempre fora egoísta e mimado.O dinheiro comprava tudo.Ele andava até pensando em entrar para a política, aumentar sua importância.Pena que não possuia um "doutor", diante do seu nome.Tereza parecia um ser sem alma, sorria quando o momento exigia, se entregava a ele quando solicitada,dormia para se entregar aos seus sonhos ocultos.Cada dia ela estava mais bonita, desabrochando na aparência.Ele mandava, ela obedecia.Tereza olhava para o seu pai como ele fosse um estranho, e parecia nada ve, alem do progresso de sua vida, sempre pensando em si mesmo.Cada um que cuidasse de si.Um dia, igual a tantos outros, tudo mudou..Tereza partiu Não levou nada dali, la se foi ela com o amor de toda sua vida, mãos vazias, coração em festa, alma liberta.Ninguem nunca se importara com os seus sentimentos, mas, aquele dia se libertou,depois de tanto sofrer por seus sentimentos ocultos.Foi sincera com sigo mesma.Jamais havia sido consultada por seus desejos e sonhos.Agora seria ela mesma, não oprimida, preocupada com seu pai ou sFrancisco, mulher dona de sua vida e do seu destino.

Ela se foi e Francisco ficou, dono de suas terras e do seu dinheiro.O sogro aflito pelo que poderia mudar na sua vida, os dois pensavam que o mundo girava só em volta deles, mas esse mundo caiu.Francisco estava descobrindo sentimentos que nunca experimentara antes,e que o fazia sofrer.Agora era ele e mais ninguém, Tereza não estava mais ali, e sua solidão foi profunda ,doía,doía. Descobriu o quanto a amava, para que serviria tudo o que possuia sem ela?A noite caiu de toda, o vento brando sacudiu as folhas das arvores, as flores no quintal, do campo veio o barulho de todas as noites.Francisco descobriu então, que ele era somente um homem, nem tão forte, nem tão fraco, mas sofrendo pela perda do amor que ele não soubera preservar.Agora era o momento de aprender a viver com essa dor, não adiantava o seu orgulho.sua fortuna, a vida estava lhe dando uma lição, por fim se tornava mais humano.

lucia verdussen
Enviado por lucia verdussen em 23/01/2016
Código do texto: T5520739
Classificação de conteúdo: seguro