A Quadratura do Círculo-cap. IV

Mas que estou eu a dizer? Eu que cheguei a uma reflexão única, insofismável sobre a existência. Volto a insistir no sorriso...o sorriso e a gargalhada. Isso nunca vão me tirar! Se tivesse me dedicado a ser momo, palhaço, teria me dado bem na vida, pois outra coisa não fui. Que comédia a minha existência... sempre julgando mal as pessoas, o que eu queria que elas fossem. Mas completo as minhas reflexões : um riso contínuo e a fórmula para se chegar a isso: a mais doce das existências, não o riso de ocasião, para consolar, o contido, por conveniência. O gargalhar liberta a alma de todas as suas agruras e sofreguidões...Não, eles não vão me derrotar...estou traído e...feliz, sim , feliz como nunca...liberto das conveniências, simulações, convenções.

-Onde estava você que não o conheci antes? Eu estou aqui.

Sim, também conheci aquele indivíduo que passava na rua , veio não sei de onde, e comecei a conversar, como falo com os passantes.

-O triângulo retângulo forma um ângulo de noventa graus; o equilátero possui três lados iguais; o isósceles dois... o escaleno nenhum...

Levei-o para minha casa; falou sobre sua vida. Nunca conheceu os pais; foi criado por uma tia estranha, professora de matemática num colégio do Estado. Nunca tinha tempo para ele, só falava de matemática...ele andava à toa pelas ruas...meio encardido. Mas me ensinou algo:

-Há,há,há,há!

Ria não sei de quê. Parecia ter ganhado na loteria. Incrível, os mais humildes são os mais risonhos. Era disso que precisava. Era magro, alto, curvado, meio abobalhado. Aparecia de repente, como se viesse do nada , sem ser chamado.

Estávamos eu e Paloma a discutir sobre as contas e aparecia aquela figura extravagante que nos tirava do sério :

-Aquele cheque, vai cair amanhã...

-Oi, há,há,há,há!...

Paloma não o suportava; como eu iria dar atenção a um tipo daqueles ? Este, parava de repente e soltava um dito espirituoso :

-Todos os homens querem parecer retos, mas suas vidas parecem mais uma elipse; ou melhor, um polígono irregular, cheio de reentrâncias e desvios...

Isso me cativava; alguma coisa naquela cabeça mutilada tinha de verdadeiro, de zombador, de verdade. Com ele aprendi o valor do riso.

Por que disse que Paloma será sempre virgem? Ora, no meu conceito a virgindade vem de outra fonte e não apenas do nunca ter conhecido um homem; é fundamental o jeito de ser e de agir. Há aquelas solteironas que nunca serão virgens!

Paloma, com que frescor e com que alegria radiante nos entregamos um ao outro; nunca vou esquecer; de que valem leis e preconceitos morais?