Imagem e semelhança de Deus

Todo dia passo na rua de meu trabalho na Casa Verde e encontro o mesmo homem sentado em uma calçada próximo a escola, é muito difícil não encontra lo na mesma posição, há um ano trabalho na empresa e há um ano parece que o mundo parou totalmente para ele. A mesma roupa, a mesma sacola que ele carrega para todos os lados e a mesma garrafa pet com água que alguém gentilmente lhe cede todos os dias, o homem quase não tem expressão e parece ser parte da paisagem de tão ignorado que se tornou. Algumas vezes lhe dou algo para comer e ele sempre agradece e der repente a falta de expressão vira um sorriso tímido, hoje porém foi um tanto diferente, resolvi comprar algumas coisas a mais pensando no natal próximo que está para chegar, hipocrisia minha de certa forma pois todos os dias ele deve sentir fome e muitas vezes por mais que sinta um certo aperto no peito ao passar por ele faço como todas as outras pessoas fazem, enfim mesmo assim decidi fazer isso e quando estava saindo depois de entregar o que havia comprado o homem me disse “Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal.” Pesquisei essa frase e ela esta e está em Salmos 41:1, eu nunca tinha lido profundamente o salmo 41 e pensei o quanto todos nos deveríamos ler, entender e praticar muita coisa na bíblia que deixamos de lado , na verdade na maioria das vezes só lemos o que achamos bonito de se ler e só consideramos o que nos convêm. Ainda que o mundo honre os ricos, não se surpreenda com o fato de que Deus honra os pobres. Em Tiago 2:5 “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”. Aquele homem pobre em situação de rua pode ser muito mais rico do que muitos de nós, seja em humildade, conhecimento adquirido pela vida ou quem sabe bondade, porque não ajudar se você tem algo a dividir, porque ficamos de olhos fechados para a imagem e semelhança de Deus?