O CONTO A RELIGIÃO III PARTE CONTINUAÇÃO FINAL DO CONTO A RELIGAO III PARTE

O Cristão, o Cristãozinho, o Cristanezinho, é uma pessoa que ama Cristo, nas ideias, nas acções e na prática.

O Cristão como uma individualidade Religiosa Cristã, na realidade é ateu na prática, mas nas ideias é religioso.

O que é um Cristão?

O Cristão é ...

O que é Cristo?

O Cristo é ...

O que é Jesus?

Jesus é ...

O que é Deus?

Deus é ...

Os Papas, os Bispos, e os Cardeais e os padres são bons religiosos?

E depois duma conversa sobre o Cristianismo, conversaram, sobre outras coisas, por exemplo sobre se a Religião é cultura,ou se é negação à cultura etc.

Assim se passaram três dias, e a religião é fulcro da História , isto é, o principal assunto.

O Manuel, o Rui, o João, a Lurdes, o Monteiro, são pessoas com ideias e pensamentos e definições, sobre a Religião têm conceitos diferentes.

Mas na realidade, é que a Religião é uma identidade moral e civil séria e honesta e justa que defende os interesses dum Povo, diz o autor ironicamente.

E assim se foi passando, numa noite de Verão, falando sobre a educação e a criação Religiosa.

Mas a Religião é tudo isto, a droga para drogar as pessoas, para as afastar as pessoas da realidade, as igrejas e outras coisas mais, são uma fonte de alienação Nacional e universal para atrasar o povo inculto e atrasado. O que é a Religião?

Ninguém sabe.

E por fim, o Manuel, o Rui, o João, a Lurdes e o Monteiro deram as mãos para uma concórdia final.

E o Manuel conversou largamente com o Rui, o João , a Lurdes e o Monteiro, sobre se a Religião é cultura ou não, e sobre se a religião é educação.

--- A religião em si, é uma cultura religiosa, que cultiva as pessoas! --- Relatou o Manuel para o Rui, como um relato de futebol.

---- E o Rui acrescenta: A Religião não é só cultura, é educação, percebeste?! ---- Perguntou o Manuel, como um questionário.

------ A cultura é uma ciência que nos ensina e nos educa com arte de nos instruir e ainda mais é ... --- Aponta-lhe o Rui, como um adido cultural.

----- E a Religião é essa ciência? ---- Perguntou o Manuel como se fosse uma criança.

----- Sim, a religião é uma ciência Religiosa educativa e cultural, que nos ensina e nos instrui.

Depois falou-se de educação no aspecto didático e cultural.

E então o João disserta-nos com graça esse assunto, sobre educação no ponto de vista critico de moral.

--- Sabes o que é a educação? --- Perguntou muito inteligente o João para a Lurdes , como um assunto religioso.

---- Sei! --- Respondeu a Lurdes, muito convencida do seu papel, como uma atriz muito convencida apresenta a vida~real! ---- Diz a Lurdes.

---- Então o que é a educação? ---- Perguntou o João compenetrado no seu dever, como um escritor.

----- A Educação é uma Escola didática de formar cada pessoa com etiquetas e disciplina dentro duma escala moral e civilizá-las com uma instrução de ensino que serve para as pessoas saberem ocupar o seu lugar e não serem atrevidas, nem se meterem onde não são chamados, e onde se devem meter e ... Continua a Lurdes como uma rainha.

E de vez sempre, a cena continua e desenrola-se cada vez ainda mais.

Passou-se 9 horas da manhã,o dia já tina começado, depois 12 horas, o dia estava a meio, a seguir ás 16 horas, o dia estava mais escaldante e o Sol rutilante, então já eram 18 horas, o dia estava a desaparecer, mais tarde, eram já 22 horas e o dia já tinha desaparecido, e quando eram 24 horas o dia estava escuro como um carvão. Passaram-se horas inteiras,depois 24 horas o dia estava escuro como um carvão, e dentro em pouco já se tinha desaparecido, mais cedo eram 18 horas e o dia já estava a desaparecer, começou então a clarear o dia, eram 16 horas e o dia estava mais escaldante e o Sol rutilante, mas o dia começou então a ter 12 horas e o dia já estava em meio, e quando começou a ser dia madrugador eram 9 horas da manhã e o dia já tinha começado como um desfolhar um livro e fazer uma leitura que no principio é aborrecido, depois menos aborrecido, em seguida interessante,,no meio apaixonante e no fim emocionante.

Mas nesse dia, a Lurdes teve uma conversa com o Monteiro, como um namorado para a namorada.

---- Tu sabes como se forma uma pessoa? ---- Interrogou a Lurdes para o Monteiro, como se fosse sua namorada.

---- Não sei bem! --- diz o Monteiro.

----- Então vais saber! --- diz a Lurdes como uma professora.

----- O quê? --- Perguntou o Monteiro como uma pessoa interessada.

---- Forma-se uma pessoa com uma doutrina religiosa e educativa e cultural, é nessa instituição que se forma uma pessoa, como numa escola! --- Respondeu e acrescentou-lhe a Lurdes!

--- Aí, eu não sabia! --- diz o Monteiro.

---- Então que religioso é você? ---- Perguntou-lhe ela, como se fosse verdade.

E para terminar estas pessoas vão dizer se a religião é uma negação à cultura, na maneira e no entender deles.

---- A religião não é uma negação à cultura, porque é criativa, educativa e informativa e formativa e é uma criação ao serviço cultural, mas sim uma doutrina que nos ensina, educa e constrói preparando para a vida! --- Repistou-lhe o Rui.

---- A Religião não é uma negação, porque nos ensina a sermos homens e mulheres ! --- Apontou o João.

----- A Religião não é de maneira nenhuma uma negação no ponto de vista de alienar, mas sim uma fonte de esclarecer e de nos civilizar! ---- Acrescenta a Lurdes.

---- A Religião é uma fonte onde se doutrinam as pessoas para se amarem uns aos outros! ---- diz o Monteiro.

Mas um dia,depois desta conversa toda, apareceu um jornalista Tiago que fez algumas perguntas a cada um deles.

--Desculpai, mas eu gostaria de lhes fazer algumas questões! -- disse o Tiago como um jornalista.

---- Se faça o favor! --- disse o Manuel.

---- Se faça o favor! --- disse o João.

--- Se faça o favor! --- disse a Lurdes.

---- Se faça o favor! ---- disse o Monteiro.

--- Vocês acham que a Religião é uma fonte de esclarecimento? -- Perguntou o Tiago, como uma pessoa interessada.

---- Respondeu o Manuel! A Religião é uma doutrina de Cristo que está fundada em Deus como ,o Cristianismo.

----Respondeu o Rui ! --- A religião é uma Escola Cristã, que tem por doutrina,os ensinamentos de Cristo!

---- Respondeu o João! A Religião é uma ciência cristã, que foi criada por Cristo.

---- Respondeu a Lurdes! -- A Religião é uma fonte de esclarecimento como uma doutrina de Cristo, em Deus.

---Respondeu o Monteiro! A Religião é o sangue de Cristo escrito por Deus!

E Então, o Tiago, o Manuel, o Rui, o João, a Lurdes e o Monteiro deram as mãos e no fim estavam errados. Porque a Religião é uma droga, que drogam as pessoas pouco esclarecidas e civilizadas.

O que é a Religião?

Num País de analfabetos, existem mais religiões e religiosos, até dizer já basta, onde existem mais carência de tudo. Num País desenvolvido já não existem tantos religiosos nem religiões, porque a Religião já não é precisa, assim como o autor não precisa da Religião.

FIM

DE

FERNANDO RODRIGO MARTINS

PSEUDÔNIMO DE LUÍS COSTA

DE SEU NOME COMPLETO Antônio Luís de Meireles Campos Costa

TÓLU
Enviado por TÓLU em 14/12/2015
Reeditado em 02/03/2019
Código do texto: T5479685
Classificação de conteúdo: seguro