O CONTO A RELIGIÃO

Numa cidade de Braga , como praga, existem bastantes religiões; A Católica, a Romana, a Apostólica, a Protestante, a Jeová, e muitas outras religiões.

Da religião católica, o Manuel, da Romana, o Rui, da Apostólica, o João, da Protestante, a Lurdes, da Jeová, o Monteiro e de muitas outras, que escusamos de apontar.

Braga é a cidade como Roma, é uma cidade Religiosa.

O Manuel está a exercer o serviço militar e tem quase o 7ª ano, tem uns pais maravilhosos. O Rui já tem a tropa feita, tem portanto 23 anos, é empregado do Banco, o João tem 28 anos é alfaiate de primeira água, a Lurdes tem 17 anos e é enfermeira no hospital da mesma cidade, o Monteiro tem 20 anos e é estudante, ambos têm religiões diferentes . E é aí que se vai passar a cena.

Nesta cidade, vai se desenrolar certos acontecimentos de que são desenvolvidos através das dramáticas e dos diálogos destes personagens, no decorrer desta cena. Entra em cena o Manuel que fala da sua religião bem e ainda mais a defender e ataca e critica outras religiões.

---- Há tantas religiões que qual delas, não sei qual é verdadeira, o que eu penso é que a minha que deve ser melhor, e porque não, se a tua Rui, pouco representatividade tens, se a tua João defende um Cristo , um Deus, mas só na teoria,se a tua Lurdes, que sois tão parecidas com os Jeovás, que religião é a vossa que só deve ser para destruir a Religião em nome de Deus, se a tua , Monteiro só serve para fazer desacreditar na minha religião! --- Responde e acrescenta claramente o Manuel.

----- A Religião Católica é uma Religião que favorece o povo e quer o progresso, portanto, todo o, povo é católico, como eu, que fui baptizado, que fui crismado, e fiz as comunhões todas, graças a deus, nosso Senhor! ---- Responde também o Manuel.

Mas o Rui não se cala, como o mar. E também se sabe defender como um judoca.

---- O que você está a dizer? Que a vossa é a verdadeira? Não me acredito! ---- diz -lhe o Rui como uma avé!

---- Então você não sabe que a Religião Romana é a mesma coisa que Católica? --- Perguntou-lhe o Manuel.

---- Então se é, porque atacas a minha religião? --- Perguntou o Rui, como um papagaio.

---- Respondeu o Manuel. ---- Eu ataco a religião Romana,porque você quer ser um decidente da Religião Católica e quer formar uma religião à parte, como os partidos! --- Você não vê que a religião Romana não se pode separar da religião católica!

Mas para calar a boca às duas religiões semelhantes ,,o João ataca-os desta maneira.

----- O que é que vocês estão para aí a falar? --- Perguntou o João como um professor.

---- Nós estamos a formar da Religião Católica e Romana! --- Responderam os dois muito convictos da sua razão!

---- Que absurdo! --- A falar de Religiões, vejam lá, e a pensarem da mesma maneira e duma forma errada, vocês se estivessem calados, faziam melhor, então vocês não vêem que tudo isso é um absurdo, e que nenhum de vocês estão certos! --- Respondeu o João como,um padre.

---- É a tua religião que está certa? --- Perguntaram ambos para o João, como uns discípulos.

---- Você não vê que a minha religião Apostólica de ouro, é como uma doutrina de Cristo, que ensina o bem e a sermos melhor e ainda mais é aquela que quer o bem dum Povo religioso, e ainda é uma doutrina inteligente, como uma doutrina do coração, não entendeis isto!? ---- Responde o João como um um estudioso aplicado!

Mas de repente, aparece a Lurdes que com duas lufadas, disse tudo.

----- Ora vamos lá, nenhuma de vocês, é a verdadeira, porque a

Católica e a Romana e Apostólica é tudo é a mesma coisa e se formos ao encontro da realidade, todas religiões , o que querem é enganar o Povo e mais nada! --- Disse a Lurdes como uma Nossa Senhora !

------ Então é a sua? ---- Perguntaram os três num uníssono como três alunos!

---- É ! ---Diz-lhe a Lurdes , como uma alma cristã.

Mas não é que não se deixe ficar, o Monteiro, muito convicto.

----- Que disparate! que anedota, diz o Monteiro, vocês andam loucos de certeza. Então vocês não se apercebem que estão todos a cair no mesmo sitio e não defendem ninguém, que só favorecem a Burguesia, Se a minha é isto?! ---- Respondeu o Monteiro como um autêntico cristão.

Mas na realidade, a religião é uma droga.

E como a religião é uma doutrina verdadeira, todo o Povo pode ser religioso, porque continua a poder viver melhor, sem problemas, sem miséria, sem desgraças, se a religião não engana ninguém e se só quer o bem para o nosso Povo, não é verdade. ---- Diz o autor ironicamente.

---- E ainda mais mais a religião resolve todos os problemas sociais, morais e psíquicos e ...

retrata o autor com ironia.

Qual é delas, a que da família do Cristianismo?

Passou-se três dias, e a cena continua a desenrolar-se como uma fita de cinema.

Passa-se num dia de Verão, no dia 22 de Agosto de 2000. Em plena cidade de Portugal, Braga, como um jardim com flores de metal. O Manuel discute com o Rui, e o Rui por sua vez discute com o Manuel, com o João.E o João conversa com a Lurdes,assim a Lurdes dialoga com o Monteiro, como os camaradas, num assunto sobre o Cristianismo.

---- O que é o Cristianismo? --- Perguntou no Manuel, como o autor aos seus leitores.

TÓLU
Enviado por TÓLU em 09/12/2015
Reeditado em 10/07/2016
Código do texto: T5474687
Classificação de conteúdo: seguro