TERMO DE ENTREGA DE JOIA

Declaro para os devidos fins que nesta data entrego uma joia.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO não é uma joia qualquer. É rara. As outras pedras preciosas também não são fáceis de encontrar. Devo escolher um local em terreno público ou privado. Posso encontrar as gemas em praticamente qualquer lugar: no leito de um riacho seco ou no sopé de uma montanha. São bons lugares para começar. Obtenho a permissão do proprietário ou supervisor do terreno e cavo ou remexo a terra.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO é rara porque é única. Não existe cópia, réplica, gêmea ou clone. Às outras, preciso cavar o equivalente a um balde de amostra iniciando o procedimento de prospecção no lado de entrada de uma curva do riacho e preencher esse balde com 5 litros de rocha e bocado de solo usando uma pá.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO é amiga das boas, que chora e ri junto com a gente e não tem vergonha de deixar as lágrimas molharem seu rosto e borrar a maquiagem. Às outras, preciso colocar uma pequena porção da amostra na peneira com água suficiente para cobrir o solo e as rochas dentro dela; fazer movimentos circulares de forma a provocar redemoinhos na peneira para limpar a sujeira das rochas. Continuando o movimento giratório, deixo derramar água sobre a borda da peneira, eliminando a lama e a sujidade, deixando apenas as rochas.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO não é imitação, plágio e nem foi reproduzida por métodos tecnológicos. Às outras, preciso adicionar mais água à peneira e limpar as rochas novamente com o movimento giratório, lançar as pedras para cima de um pano e colocar à parte todas as pedras brilhantes ou translúcidas. Descarto todas as outras. Repito novamente o processo com a peneira até que todo meu “tesouro” esteja separado e limpo.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO é um modelo (que deve ser seguido por todos) de amizade sincera, servir sem aguardar retorno e de esbanjamento de alegria. Às outras, devo secá-las com um pano limpo, classificá-las usando um manual ou guia que permita identificá-las e enrolar as pedras individualmente em pedaços de pano limpo e seco.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO foi lapidada numa infância feliz, numa juventude sadia e numa maturidade materna, estudantil, laboriosa e religiosa. Às outras, depois de secá-las, devo armazená-las em recipiente sólido para evitar danos.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO tem seu caráter moldado na alegria e no carinho.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO é baixinha, fofa e muito simpática e que até agora (já se passaram oito anos de coleguismo), não consegui descobrir como Deus conseguiu colocar tantas qualidades num só corpo.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO, esbanja alegria e otimismo, mesmo quando, em algumas fases de sua vida, passou por alguns problemas financeiros, domésticos, etc. como acontece com quase todos os normais.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO não sabe dizer ‘não’ e tem sempre um tempo livre para ajudar os colegas a resolverem os problemas encontrados no cartório (e de informática), mesmo quando está abarrotada de serviço.

ESTA JOIA QUE AGORA ENTREGO chama-se Rosana. É com lágrimas nos olhos que dela me despeço, mas fico feliz em saber que ficará em ótimas mãos. Cuidem dela com carinho. Rosana, em retorno, devolverá amor em dobro!

Boa sorte, colega! Vá com Deus! Continue multiplicando amizades e alegrando nossas vidas!

Abraço da Si

Simone Possas Fontana

(escritora gaúcha de Rio Grande-RS,

membro da Academia de Letras do Brasil/MS, ocupando a cadeira 18,

membro correspondente da Academia Riograndina de Letras,

membro da UBE/MS – União Brasileira de Escritores,

autora dos livros MOSAICO, A MULHER QUE RI e PCC,

formada em Letras, contista da Revista Cultura do Mundo,

blog: simonepossasfontana.wordpress.com)