Bem vindos à Realidade!
Depois de andar por muito tempo em seu belo cavalo, um jovem garoto chamado Eleitor avistou ao longe um belo país chamado Realidade. Andou mais alguns minutos até conseguir chegar ao portão de entrada. Mal havia parado, o porteiro, muito simpático por sinal, veio lhe recepcionar:
- Olá! Em que posso ajudá-lo? – disse com um sorriso o porteiro.
- Olá! Sou Eleitor. Estou viajando há alguns dias e procuro um lugar pra ficar. – se apresentou o visitante.
- Seja bem vindo à Realidade jovem Eleitor! Meu nome é Político e eu estou aqui pra te ajudar no que for preciso. Entre, por favor.
- O que vou encontrar por aqui? – perguntou o jovem Eleitor ao simpático Político.
- Bem, aqui você encontrará tudo o que precisa para sobreviver: comida em fartura, uma casa grande e espaçosa, ruas limpas e iluminadas, pessoas felizes e satisfeitas com o Governo.
- Mas quem é Governo? – questionou curioso o jovem rapaz.
- É o nosso líder maior. Ele é quem proporciona tudo isso às pessoas. Agora entre rapaz e deixe de perguntas.
- Parece um ótimo lugar. Bem que poderia ser o meu país! – pensou o jovem.
O jovem Eleitor cruzou os portões e logo foi abordado por uma bela moça chamada Promessa.
- Olá, você é o jovem Eleitor? O porteiro me disse que você viria.
- Sim sou eu. – respondeu.
- Vou lhe apresentar nosso país. Chamamos nossos moradores de Povo. Aqui é o Palácio do Governo. Ele é muito bom pra todos. Lá de cima ele consegue ver tudo. Veja que lindo lugar!
O jovem Eleitor estava encantado com aquele Palácio. Era grande e ladeado por um belo jardim muito bem cuidado. Havia um belo lago à sua frente com águas muito límpidas.
- Bem que esse podia ser o meu país! – pensou o jovem Eleitor.
Ficou surpreso, porém, ao avistar uma grande cerca em volta de todo o Palácio e perguntou à sua acompanhante:
- O que é aquela cerca em volta do Palácio?
- Nós a chamamos de Impunidade. Ela está lá pra proteger e não deixar que nada aconteça ao Governo.
Ao caminhar mais um pouco, o jovem avistou um grupo de pessoas em uma rua escura comendo restos de comida. Eis que indagou:
- Mas por que o Povo está comendo restos? O Político me disse que havia comida pra todos?
- Bem, é que nós tivemos um pequeno problema. Mas logo todo o Povo terá comida boa e em fartura – disse a Promessa ao jovem Político. – Olhe aquelas casas como são lindas!
O rapaz ficou impressionado com as casas. Eram todas belas, grandes e espaçosas, como já havia dito o simpático Político. E mais uma vez pensou:
- Bem que poderia ser meu país!
Encantado com tudo o que a Promessa lhe dizia, o jovem Eleitor, decidido a ficar pra sempre ali, acabou perdendo seu caminho e indo para um lugar distante do Palácio, portanto, fora das vistas do Governo.
As ruas já não eram tão iluminadas, as casas não eram belas, nem tampouco grandes e espaçosas. A cena de pessoas comendo migalhas era mais frequente a cada esquina. O jovem estava parado vendo tudo aquilo, quando se aproximou dele um garoto, um pouco mais velho, disposto a ajudá-lo.
- Olá! Você deve ser o jovem Eleitor? Você estava sendo muito esperado aqui. Vejo que está um pouco perdido.
- É, um pouco. Mas quem é você? – indagou o jovem.
- Eu sou o Enganado. Prazer!
- Mas que parte da cidade é essa? – questionou o jovem Eleitor. Onde estão as casas grandes e belas? E onde está a fartura como havia dito a Promessa e o simpático Político? Por que o povo não está feliz? Cheguei até pensar várias vezes que esse poderia ser meu país!
- Bem meu jovem, vou lhe dar uns conselhos. Cheguei aqui há quatro anos em busca de um bom lugar pra se viver. Também fui muito bem recebido pelo simpático Político e pela Promessa, que também me disseram que eu iria encontrar muita coisa por aqui. No começo até que tudo estava bem, mas depois de um tempo, descobri que o simpático Político nem é tão simpático assim. E a Promessa, essa desapareceu.
- Mas e a população, o Povo? Eles não foram falar com o Governo? Disseram que ele é bom- disse o jovem indignado.
- O Povo até tentou, mas ele é protegido pela Impunidade e nada adiantou – respondeu Enganado. - Quando se chega aqui, você vive em uma Realidade, mas depois de alguns anos, o Povo tem outra Realidade. Agora eu lhe pergunto jovem Eleitor: você tem certeza que é esse o país que você quer pra você?
FIM