O Lavrador o Prefeito e o Juiz
Um lavrador possua próximo a uma cidade uma propriedade de médio porte, onde cultivava hortaliças, frutas e tinha algumas criações, vivia com a renda de seu sítio. Os tempos estavam difíceis e as chuvas escassas na região pouco se podia cultivar. Não muito distante de sua propriedade existia um rio corrente, então ele pensou se eu conseguisse construir um açude e cavar canaletas do rio até o açude poderia ter água e até mesmo ceder aos outros agricultores que também poderiam construir canaletas partindo do açude para seus sítios.
Pensando assim foi até a cidade procurar ajuda, encontrou alguns rapazes sentados na praça e lhes propôs serviço, perguntaram quanto ele pagaria, ora disse ele eu não tenho dinheiro posso oferecer casa e comida a vocês, eles riram, más dois acabaram aceitando. Um deles lhe disse sabe o Sr. precisa ter ordem do Prefeito para fazer isso.
O lavrador então foi até a prefeitura, lá chegando teve que passar por dezenas de mesas com seu pedido, até que chegou a uma e o atendente disse, agora o Sr. precisa da ordem do Sr. Prefeito. Perguntou onde era a sala lhe indicaram o terceiro andar, subiu pelas escadas e entrou em uma sala, havia uma mesa com a secretária do Prefeito ela lhe perguntou o que desejava, ele lhe contou tudo, ela então disse vou ver se ele pode recebê-lo, entrou na sala e logo saiu, o Sr. Prefeito está ocupado mandou o Sr. retornar quarta-feira.
O lavrador foi embora e na quarta-feira retornou, após esperar horas na sala a secretaria lhe disse o Sr. Prefeito vai recebe-lo, o Sr. entrou na sala e observou que ali tinha mais móveis que em sua casa, uma cadeira enorme e uma mesa maior que sua sala, sente-se Sr. perguntou seu nome e o que desejava, o lavrador contou-lhe tudo, o Prefeito lhe disse, olhe de minha parte preciso consultar alguns órgãos más creio que o Sr. precisa falar também com o Juiz.
Ele então foi ao Fórum, passou por dezenas de mesas falando com varias pessoas até chegar a sala do Promotor, esse o recebeu e disse, olhe Sr. para falar com o Dr.Juiz somente com um advogado, ele lhe contou tudo e que o Prefeito o havia mandado, o promotor mandou que esperasse que iria relatar os fatos ao Juiz e ver o que ele diria.
O juiz ficou muito zangado, e disse ao promotor como um reles cidadão tinha ousado ir ao seu gabinete, e não deu solução.
O pobre lavrador foi embora desolado, se sentindo como uma formiga, ficou decepcionado chegando em casa relatou tudo a esposa, que tentou confortá-lo, deixe tudo nas mãos de Deus Ele provera.
Passou-se o tempo e a seca tomou conta da cidade, as criações morrendo, a terra já não produzia e os sitiantes estavam desesperados.
Os armazéns já não vendiam, as lojas e mercados vazios, nem carros se via nas ruas, a seca trouxe a miséria para cidade.
O Prefeito pediu ajuda ao governador que negou disse que não tinha verbas, ele teve que chamar seus funcionários e fazer uma demissão em massa o mesmo ocorreu com o juiz no Fórum, ninguém tinha dinheiro para pagar impostos.
Os três se reuniram na prefeitura, o juiz disse que tinha um pouco de dinheiro de reserva, o promotor disse que ia viajar e passar uns tempos com seus pais, o prefeito disse que tinha um sitio que também estava seco, e disse, vou confiscar os lavradores e lhes tomar as propriedades, o juiz perguntou e vender para quem essas terras secas.
Então se lembraram do lavrador o prefeito disse, vamos procura-lo e levar adiante sua ideia, foram até o sitio do homem e quando lá chegaram o lavrador ficou admirado, nossa quanta honra, receber ilustres autoridades em minha humilde casa, como se deram ao trabalho de descerem de seus pedestais.
O juiz zangado lhe disse não zombe ou mando prendê-lo, más quem vai me prender Dr. Se até a delegacia esta vazia, vamos aos fatos disse o prefeito, vamos levar adiante a sua ideia do açude.
Más como Dr. agora o leito do rio está baixo, sim más assim que chover ficara tudo cheio novamente, então vamos chamar os cidadãos e pedir que ajudem. E assim fizeram, tinha muitos funcionários da prefeitura e do fórum ajudando, o povo ficava admirado vendo até o prefeito o juiz e o promotor cavando em poucas semanas estava tudo pronto.
Não tardou e vieram as chuvas, o lugar começou a prosperar novamente, os sítios tinham irrigação própria, e todos as lojas voltaram a vender, os funcionários voltaram ao seu trabalho na prefeitura e no fórum.
Então se reuniram novamente os três prefeito, juiz e promotor, eles disseram, de agora em diante vamos chamar os funcionários e dar mais atenção aos cidadãos, afinal só agora percebemos que sem o povo e seus impostos não podemos existir.