DIÁLOGOS

Diálogo com a Manicure

- Oi Verinha. Tudo bem? Gostaria de marcar pé e mão para sábado.

- Oi Simone. Tudo jóia. Em qual horário?

- O mesmo de sempre: 13 horas. Pode ser?

- Vixe! Danou-se! Estou olhando a agenda e não vejo horário vago.

- Ai Verinha não faz isso comigo! Preciso MUUUUUUITO arrumar minhas unhas! E pela manhã?

- Ih! Não vai dar não! Tudo lotado!

- Credo Verinha! Essa mulherada não arruma a casa, não faz comida? Essa mulherada não trabalha, não? kkkkkkkkkk

- Kkkkkkk É verdade! Peraí. Pode ser sexta-feira?

- Sexta? Pode! Que horas?

- A tarde.

- Puxa vida. A tarde não posso; eu trabalho.

- Pela manhã tenho horário vago para as 10 horas.

- 10 horas? Não dá. Nesse horário tenho que preparar a comida para o almoço. Verinha, pelo amor de Deus! Você não está entendendo: tenho um evento muito importante; PRECISO arrumar minhas unhas, amiga!

- Vamos combinar assim: pode ser que alguém desista do horário; daí eu ligo para você, tá?

- Tá, né? Fazer o quê?

../..

Diálogo com a Cabeleireira

- Acabei, Simone! Seu cabelo está pronto para o evento de hoje a noite, minha escritora preferida!

- Kkkkkkkkkk Sua escritora preferida? Essa piada foi boa, amiga! Você nem gosta de ler, sua demagoga duma figa!

- Sua o quê? Repete essa palavra que você falou aí!

- Qual? “Duma figa”?

- Não! A outra; a que termina em ôga!

../..

Diálogo com o Gari

- Ô dona! Dona! — grita o gari.

Agi como se nada escutasse, afinal estava a pé e atrasada para o trabalho. Continuei meu caminho urgentemente. Certamente quer me pedir uma moeda. Amanhã passarei por aqui com mais calma e darei um agradinho. - pensei.

- Ô dona! – continuou ele. — Dona escritora! – disse-me ele.

Ops! Escritora? Falou a palavra mágica! Essa sou eu! Será que ele me reconheceu? De onde? – pensando isso, parei de caminhar apressadamente e voltei-me para ele.

- Ô dona! Parabéns por mais esse livro! Sucesso! – gritou-me ele sorrindo, escancarando sua boca sem dentes e sacudindo um jornal com minha foto colorida estampada no caderno cultural.

Continuei minha caminhada rumo ao serviço, sorrindo e feliz!

..//..

Simone Possas Fontana

(escritora gaúcha de Rio Grande-RS,

Membro da UBE/MS-União Brasileira de Escritores,

Membro da Academia de Letras do Brasil-Seccional MS, ocupando a cadeira 18,

membro correspondente da Academia Riograndina de Letras,

autora dos LIVROS MOSAICO, A MULHER QUE RI e PCC,

formada em Letras, contista da Revista Cultura do Mundo)