O baile de máscaras - parte 5

"A máscara de esposa feliz"

“De máscaras, jurou um amor. De máscaras, o viveu."

R. Silveira

*

Durante o café da manhã, Lyanna reparou que sua mãe estava estranha. Parecia preocupada com algo. Sua mente parecia longe dali. A mulher nem deu atenção para o que a filha falava ou reparou no rosto cansado de Lyanna.

- Mãe, está tudo bem?

Dona Elise demorou um tempo para responder e quando respondeu disse apenas:

-Estou. Cuidado para não se atrasar para a escola, querida.

Lyanna ficou quieta o resto do café. Falou somente quando se despediu carinhosamente da mãe e saiu. No caminho para a escola passavam por sua mente as imagens distorcidas de seus pesadelos. As pessoas com máscaras. Lyanna não se sentia segura. Tinha a sensação que a cada dia pisava em terreno mais perigoso.

Durante os intervalos das aulas sentiu falta do riso exagerado de Letícia e do riso de seus outros amigos. Todos se encontravam tensos e preocupados por causa de Letícia que ainda estava no hospital.

A imagem do silêncio que se instalou na mesa lhe lembrou do café da manhã com a mãe. A menina ficou se perguntando o que poderia está chateando a sua mãe. Sua mente se encheu de medo. Temeu que sua mãe planejasse fazer o mesmo que Letícia fez, ou então, que escondesse um segredo terrível. Lyanna temeu que mesmo depois de uma vida juntas ela não conhecesse realmente sua mãe. O pesadelo veio a sua mente.

*

Elise se sentia incomodada há dias. Era uma sensação de infelicidade e remorso que dominava o seu ser. Essa sensação piorava durante as noites, quando se deitava com seu marido.

Jairo era um bom marido e um bom pai, mas ele não conseguia fazer com que ela se sentisse completamente feliz como mulher. Desde os primeiros anos de casamento sempre foi assim. Casamento esse que ocorreu somente por causa de sua gravidez.

Ela lembra de como começou a sua história com Jairo. Um namoro comum. Iniciado no intervalo entre as aulas e mais por paixão do que por amor. Jairo era o menino que toda menina desejava. Quando ele lhe pediu em namoro, depois de uma aula chata de química, ela aceitou.

Foi um namoro regado a exageros e beijos calorosos. Elise lembra que quando se aproximou a sua formatura, pensou que sua história de amor com Jairo encontraria seu fim junto com o ensino médio. Todavia uma gravidez inesperada fez o namoro de adolescentes virar um casamento.

Elise se casou mais por ser o certo a fazer do que por amor. Lembra de que seu vestido de casamento foi imenso, por causa de sua grande barriga.

Depois do casamento, a adolescente apaixonada teve que aprender a virar uma mãe e uma esposa dedicada. Elise logo reparou que seria muito difícil. Nos primeiros meses sofria muito. Mas depois descobriu que ela não precisa se transformar totalmente em uma boa esposa, precisava apenas parecer uma boa esposa. Foi a partir desse dia que passou a usar a máscara de esposa amorosa e feliz.

Essa máscara enganava a todos, até a seu marido e sua filha eram enganados. Eles viam os sorriso em seu rosto, porém não viam o que se passava em seu coração e nem o que ela fazia quando ninguém estava olhando. No fundo de sua alma ainda era uma adolescente que não queria ter se casado. Uma adolescente que queria outros amores.

Elise teve amantes durante os anos de seu casamento. Nunca ficou muito tempo com o mesmo. Para não levantar suspeitas. Também não sentia remorso. Ela precisava deles para satisfazer seus desejos, pois com seus desejos saciados era mais fácil de manter a máscara.

Mas uns dias após o aniversário de sua filha, começou a se sentir estranha. Era como se a máscara causasse nojo nela, como se ela tivesse se cansado de fingir ser uma coisa que não era. A mulher atribuiu isso ao convite que seu último amante fez. O homem sugeriu que eles fugissem juntos.

No passado alguns amantes também haviam sugerido isso, mas sua máscara de boa esposa e seu medo do que os vizinhos falariam a impediram, mas agora era como se nada disso existisse e a adolescente nela clamasse para que ela aceitasse.

Durante todo o café da manhã ela pensou no que fazer. Tomou uma decisão. Não ficaria mais naquela casa e nem naquele casamento que nunca a fez feliz. Iria sair e tentar se descobrir como mulher ao lado de seu amante.

Elise apenas temia pela filha. Iria sentir falta da menina. Ela precisou de máscara para ser uma boa esposa, porém para ser mãe não precisou. Quando ela entrou no carro com o amante prometeu para si mesma que logo voltaria para buscar Lyanna. Ela não iria se afastar por muito tempo de um dos poucos frutos bons de seu casamento.

*

Lyanna passou a tarde toda chorando em seu quarto. Se sentia culpada pela sua mãe ter ido embora. Tudo isso ocorreu devido aquele seu pedido de aniversário. Seu pai tentou falar com ela várias vezes, porém a menina não se mostrou disposta a falar com ele. A única pessoa para quem ela abriu a porta foi para Lucas.

O menino acariciou seus cabelos e disse palavras de conforto até que ela parasse de chorar. Lyanna se sentou na cama e disse:

-Foi tudo minha culpa.

-Não foi...

-Foi sim. Eu fiz um pedido no meu aniversário. Desejei que todas as máscara caíssem. E...

Lyanna começou a chorar novamente. Lucas a abraçou de novo. Enquanto estavam abraçados, ouviram o barulho do carro do pai de Lyanna saindo.

A menina temeu o que o pai faria e se arrependeu de não ter conversando com ele. Ela estava tão perdida em sua dor que nem se importou com a dor do pai. Lyanna estava assustada. Depois de tudo que aconteceu tinha a impressão que todos eram estranhos. De que não conhecia ninguém realmente. Temeu que ocorresse alguma tragédia.

–Lya...- falou Lucas quando eles pararam de se abraçar

Lyanna sentiu algo diferente na voz de Lucas, como se ele tentasse falar algo e não conseguisse. Ficou com medo de que seu amigo se mostrasse perigoso, pois desde o momento em que as máscaras começaram a cair Lya descobriu que ninguém é o que parece ser.

Ana Carol Machado
Enviado por Ana Carol Machado em 18/08/2015
Código do texto: T5350623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.